Todo motorista já passou ou ainda vai passar pelo momento da troca de pneus. Apesar de ser uma prática comum, nem sempre o condutor está preparado ou sabe qual a hora certa de fazer a substituição.
 
Com a chegada do final de ano, a revisão dos pneus se torna ainda mais necessária para a segurança de todos durante a viagem de férias. Confira aqui 7 dicas que vão descomplicar esse momento.
 
1 – Lembre-se de checar seu estepe com frequência. Você é daqueles que nem lembra se seu estepe está no carro? Pois esse é um erro clássico: um dia o pneu fura e você descobre que o estepe pode não estar em boas condições. 
 
2- Consulte sempre o Manual do Proprietário do seu veículo. No item pneus, é possível encontrar as recomendações mais importantes, inclusive as opções de tamanhos de pneus opcionais homologados e admitidos pelo fabricante do veículo.
 
3- O rodízio de pneus é fundamental para evitar desgaste desigual.  Para os pneus radiais, o rodízio deve ser feito a cada 8 mil km, para os diagonais, recomenda-se o rodízio a cada 5 mil km.
 
4- Os pneus devem ser substituídos sempre que os sulcos atingirem 1,6mm de profundidade. Essa regra, estabelecida de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, vale sempre quando qualquer um dos sulcos atingir essa medida.
 
5- Observe se há bolhas ou deformidades nos pneus. Nesses casos os pneus devem ser substituídos o quanto antes, independente da profundidade dos sulcos, pois o pneu pode estar com sua estrutura comprometida.
 
6- Seu veículo é de uso urbano ou rodoviário?  Leve em consideração qual o tipo de utilização do seu veículo, se percorre estradas pavimentadas ou estradas primárias (de terra), etc. É importante transmitir essas informações aos especialistas de revendas autorizadas de pneus, assim, eles poderão indicar os modelos mais adequados.
 
7- Trafegar com o pneu careca é ilegal e pode acarretar em multas. O artigo 230 do Código de Trânsito considera infração conduzir o veículo “em mau estado de conservação, comprometendo a segurança. Cuidado, ao expor o veículo às más condições o condutor pode receber multas.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Novo DAF XF ganha cor laranja e amplia opção de customização do modelo

Aurora Orange completa a gama de 13 cores disponíveis para o extrapesado O novo DAF XF, la…