Home Notícias 7 fatos que você precisa saber antes de trocar seu pneu

7 fatos que você precisa saber antes de trocar seu pneu

Comentários desativados em 7 fatos que você precisa saber antes de trocar seu pneu
Todo motorista já passou ou ainda vai passar pelo momento da troca de pneus. Apesar de ser uma prática comum, nem sempre o condutor está preparado ou sabe qual a hora certa de fazer a substituição.
 
Com a chegada do final de ano, a revisão dos pneus se torna ainda mais necessária para a segurança de todos durante a viagem de férias. Confira aqui 7 dicas que vão descomplicar esse momento.
 
1 – Lembre-se de checar seu estepe com frequência. Você é daqueles que nem lembra se seu estepe está no carro? Pois esse é um erro clássico: um dia o pneu fura e você descobre que o estepe pode não estar em boas condições. 
 
2- Consulte sempre o Manual do Proprietário do seu veículo. No item pneus, é possível encontrar as recomendações mais importantes, inclusive as opções de tamanhos de pneus opcionais homologados e admitidos pelo fabricante do veículo.
 
3- O rodízio de pneus é fundamental para evitar desgaste desigual.  Para os pneus radiais, o rodízio deve ser feito a cada 8 mil km, para os diagonais, recomenda-se o rodízio a cada 5 mil km.
 
4- Os pneus devem ser substituídos sempre que os sulcos atingirem 1,6mm de profundidade. Essa regra, estabelecida de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, vale sempre quando qualquer um dos sulcos atingir essa medida.
 
5- Observe se há bolhas ou deformidades nos pneus. Nesses casos os pneus devem ser substituídos o quanto antes, independente da profundidade dos sulcos, pois o pneu pode estar com sua estrutura comprometida.
 
6- Seu veículo é de uso urbano ou rodoviário?  Leve em consideração qual o tipo de utilização do seu veículo, se percorre estradas pavimentadas ou estradas primárias (de terra), etc. É importante transmitir essas informações aos especialistas de revendas autorizadas de pneus, assim, eles poderão indicar os modelos mais adequados.
 
7- Trafegar com o pneu careca é ilegal e pode acarretar em multas. O artigo 230 do Código de Trânsito considera infração conduzir o veículo “em mau estado de conservação, comprometendo a segurança. Cuidado, ao expor o veículo às más condições o condutor pode receber multas.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Volkswagen duplica exportação de caminhões e ônibus no quadrimestre

O Chile é o líder de vendas internacionais da VWCO no primeiro quadrimestre deste ano, com…