Os números de acidentados por moto que chegam ao Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha são alarmantes segundo o diretor geral, Dr. Gilberto Albuquerque. Apenas em 2014 deram entrada no HUT mais de 12 mil vítimas de acidentes com moto. 1.398 vítimas de acidentes com carro, 1.334 vítimas de atropelamento e 129 vítimas de atropelamento por veiculo com tração animal.
 
“Isso representa mais de 80% dentre as vítimas de acidente de trânsito. É o segundo motivo de atendimento no HUT ficando atrás apenas do mal súbito. A falta do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o consumo de bebida alcoólica tem aumentado muito a gravidade dos acidentes.”, ressaltou o diretor.
 
De acordo com o setor de estatística do HUT esses dados se tornam ainda mais alarmantes se for levado em consideração que quase 60% dessas vítimas de acidentes com moto estão entre 21 e 40 anos. “São pessoas que estão no auge de suas vidas. Tanto no trabalho como nos estudos. É triste ver pessoas saindo com sequelas permanentes prejudicando sua vida e a vida de toda sua família”, explicou Gilberto.
 
Durante todo o ano de 2014 a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) através do Projeto Vida no Trânsito realizou várias blitzen e ações educativas, que tiveram como foco principal os motociclistas e a associação do consumo de bebida alcoólica e direção. Os dados do Projeto mostram que a quantidade de acidentes no município de Teresina tem diminuído, entretanto eles estão acontecendo em maior gravidade e deixando um maior número de vítimas fatais. Além da fiscalização rotineira, a Strans realiza, permanentemente, ações educativas nas escolas, empresas e faculdades a fim de trabalhar a mudança do comportamento de risco adotado pelas pessoas e com isso reduzir a quantidade e a gravidade dos acidentes.
 
Desde sua inauguração em maio de 2008 o HUT já realizou mais de 400 mil atendimentos e 78 mil cirurgias. Somente em 2014 foram realizadas mais de 13 mil cirurgias e 70 mil atendimentos, chegando a uma média diária de 250 atendimentos e 35 cirurgias.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz do Brasil é premiada por iniciativas de diversidade

Seguindo estratégia global da Daimler, Companhia valoriza as diferenças e fortalece a cult…