A Volkswagen realiza a 16ª edição do concurso “Talento Design”, que é voltado a estudantes de design. O tema deste ano, “Carry Me”, propõe o desenvolvimento de um meio de transporte que possa ser carregado pelo usuário. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 9 de julho – o estudante deverá fazer o download da ficha cadastral pelo site www.vwbr/design e encaminhá-la, preenchida e com um memorial descritivo do projeto, para o e-mail talentovwdesign@volkswagen.com.br
 
O “Talento Design” tem duas modalidades: Shape Design e Color&Trim. Os autores dos três melhores trabalhos inscritos na primeira categoria e o melhor classificado da segunda terão oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo, vivenciando e participando do dia-a-dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca. O estágio é remunerado.
 
Como parte do programa de estágio, os premiados também farão uma viagem para visitar o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em setembro de 2015. Muitos dos premiados nas edições anteriores do “Talento Volkswagen Design” deram continuidade às suas carreiras na própria Volkswagen, no Brasil e no exterior, ocupando posições de destaque na empresa.
 
Duas áreas de atuação
 
A categoria Shape Design é a área do design que desenvolve novos conceitos estéticos do produto, aliando-os diretamente com sua funcionalidade e a integração com os anseios do consumidor.
 
Os profissionais de Color&Trim cuidam sobretudo de potencializar a inter-relação de usuário e automóvel. Entre suas atividades estão o desenvolvimento de cores e acabamentos para externos e internos, elaborar figurinos para bancos, revestimentos, logotipos e apliques gráficos, texturas para diferentes superfícies e linhas de acessórios pessoais, como roupas, bolsas etc.
 
“Carry Me”
 
A proposta deste ano do Volkswagen Talento Design é o desenvolvimento de uma forma de transporte que também possa ser carregada, que poderá ser de uma bicicleta ou scooter dobrável a um skate ou patinete motorizados – sem se limitar a esses conceitos. A condição básica é que o veículo seja carregável, podendo ter qualquer tipo de sistema de propulsão (conceitual ou viável). Os projetos deverão prever o ambiente e os cenários de utilização das opções propostas.
 
Para participar
 
Podem participar do Talento Design estudantes universitários, maiores de 18 (dezoito) anos, matriculados em 2015 no último ano dos cursos de Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto ou Programação Visual, Design de Interiores e Acabamentos, Moda ou Arquitetura.
 
Na primeira etapa do concurso, serão selecionados 20 projetos de Shape Design e 10 de Color&Trim, cujos autores farão uma visita à fábrica da Volkswagen, onde passarão por entrevistas e provas de aptidão. Do grupo inicial, serão escolhidos 10 finalistas de Shape Design e cinco de Color&Trim, que no dia 5 de dezembro farão defesa final de seus projeto e a apresentação dos protótipos.
 
O regulamento está disponível no site http://www.vwbr.com.br/design/


Revelando talentos
 
Realizado desde 1998, o Talento Volkswagen Design é um processo seletivo inovador. Após a etapa de inscrições e apresentação dos trabalhos, os universitários têm seus projetos avaliados pela equipe de designers da Volkswagen do Brasil. Nas fases seguintes, são realizadas prova de aptidão, dinâmica, entrevista e apresentação do trabalho final, com defesa perante banca.
 
Entre os profissionais relevados no Talento Design está Marco Antônio Pavone, autor do desenho do up!, por exemplo.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Jaguar Land Rover usará tecnologias espaciais para o desenvolvimento de carros leves no futuro

Tecnologia desenvolvida para atividades espaciais foi transformada para acelerar os testes…