Graças à motorização elétrica, os níveis de vibração e ruído dentro do veículo são significativamente mais baixos em comparação com um veículo tradicional movido a gasolina

A Nissan Motor Co., Ltd. e o Corpo de Bombeiros de Tóquio anunciaram uma nova aquisição à frota de ambulâncias do pelotão do distrito de Ikebukuro – uma Nissan NV400, primeira ambulância elétrica japonesa.

O projeto é resultado de uma forte parceria entre a Nissan, o Corpo de Bombeiros de Tóquio e o Governo Metropolitano de Tóquio.

“A Nissan acredita veementemente na mobilidade sustentável e faz esforços para contribuir para um mundo com zero emissão e zero fatalidade”, disse Ashwani Gupta, representante executivo do Conselho de Administração e diretor executivo de operações na Nissan. “Este projeto é mais um grande exemplo dos nossos esforços para otimizar o acesso das comunidades locais aos veículos que respeitam o meio ambiente”.

A chegada da primeira ambulância elétrica à frota do Corpo de Bombeiros de Tóquio faz parte da iniciativa Tóquio Zero Emissão do Governo Metropolitano de Tóquio.

A ambulância elétrica da Nissan é equipada com uma maca elétrica, que facilita as operações pela equipe de resgate.

Graças à motorização elétrica, os níveis de vibração e ruído dentro do veículo são significativamente mais baixos em comparação com um veículo tradicional movido a gasolina, ajudando a reduzir o impacto negativo tanto nos pacientes como na equipe que manipula equipamentos sensíveis.

O veículo elétrico conta com uma bateria de íons de lítio que produz 33 kW/h de energia e uma bateria adicional de 8 kW/h, que permite alimentar os equipamentos elétricos e o sistema de ar-condicionado por longos períodos. A ambulância também pode ser convertida em uma fonte de energia móvel em caso de apagão ou desastre natural.

Graças às características da motorização elétrica, a ambulância elétrica da Nissan é uma solução eficiente em termos de custos tanto da recarga da bateria e como da manutenção.

A ambulância elétrica da Nissan é uma versão transformada do furgão elétrico Nissan NV400, comercializado atualmente na Europa.

Especificações
Comprimento: 5.548 mm; largura: 2.070 mm; altura: 2.499 mm
Peso total: 3,5 toneladas
Número máximo de ocupantes (pessoal de serviço e passageiros): 7
Motor elétrico: potência máxima 55 kW; torque máximo 220 Nm
Motor principal: bateria de íons de lítio, capacidade de 33 kWh, recarga AC200; máximo de 7 kW; recarga normal (tipo 2)
Bateria para ativação dos equipamentos: capacidade de 8 kW/h; recarga AC100V 1,5 kW

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Caio Collet sobe ao pódio na abertura da Fórmula Renault Eurocup

Brasileiro chegou em terceiro lugar no circuito de Monza A bordo do Renault #1 da equipe R…