A razão do aumento superior ao registrado em emplacamentos no Brasil se deve, além do bom desempenho da Marca, à mudança na fonte considerada para a base de cálculo no País.

Em fevereiro, a marca Volkswagen entregou 398.100 veículos em todo o mundo, um resultado 2,2% inferior a fevereiro de 2018. Em um mercado global que encolheu de forma ainda mais expressiva, a Volkswagen conseguiu ganhar market share ao redor do mundo. A marca entregou mais carros na Alemanha (+3,3%), Europa (+1,8%) e América do Sul (+45,6%). Quedas nas vendas foram registradas, porém, na América do Norte (-4,2%) e na China (-8,8%). Apesar da queda, a marca VW também ganhou market share no mercado chinês.

“A Volkswagen teve um início de ano sólido”, diz Jurgen Stackman, membro do Board da Marca Volkswagen responsável por Vendas. “A Marca está se desenvolvendo melhor que o mercado global e nós continuamos a ganhar market share. É gratificante perceber que esse é também o caso na China. A situação lá continua sendo a maior incerteza para os nossos negócios neste ano. No entanto, diante dos nossos registros de encomendas e dos novos modelos a serem lançados, estou confiante de que 2019 será, de novo, um ano de sucesso para a nossa marca”.

As vendas por regiões e mercados em fevereiro se desenvolveram da seguinte forma:

  • Na Europa, a marca Volkswagen vendeu 130.900 veículos, 1,8% a mais que o mesmo mês do ano anterior. A situação também foi positiva na Europa Ocidental, onde a Volkswagen entregou 110.600 veículos, o que corresponde a um crescimento de 2,5% comparados ao ano anterior. Destaque para o Reino Unido, onde as vendas cresceram em um patamar ainda maior: 16%.
  • No mercado alemão, a marca Volkswagen também completou fevereiro com um crescimento em vendas mais forte que o mercado global: 42.300 novos veículos Volkswagen foram entregues, 3,4% a mais que o mesmo mês no ano anterior. Os modelos que tiveram desempenho mais positivo foram Tiguan (5.700 unidades vendidas), Polo (5.400) e o novo T-Roc (4.500).
  • Na Europa Central e Oriental, por outro lado, houve uma pequena queda. Em fevereiro, a Volkswagen entregou 20.300 veículos na região, uma redução de 1,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Mais uma vez, a Rússia mostrou ser um mercado especialmente forte para a Volkswagen, com 7.300 veículos vendidos e crescimento de 3,9%.
  • Na América do Norte a Volkswagen vendeu um total de 40.200 veículos, correspondendo a uma queda de 4,2% em relação a fevereiro de 2018. Nos EUA, a Volkswagen registrou queda de 3,6%, com 25.700 veículos entregues. O modelo mais vendido da marca foi o Tiguan, com 8.100 unidades. Os SUVs representaram mais da metade dos veículos Volkswagen vendidos em fevereiro. O novo Jetta também continua vendendo muito bem, com crescimento em torno de 55%. No México, a situação continua difícil. As vendas caíram em 7,3% comparados a fevereiro de 2018.
  • A região da América do Sul manteve sua trajetória de crescimento em fevereiro, após leve queda no mês de janeiro. Um total de 32.300 veículos foi entregue na região em fevereiro, uma alta de 45,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Este crescimento deve-se exclusivamente ao Brasil, o maior mercado da região. No mercado brasileiro, 24.200 clientes adquiriram um novo veículo Volkswagen, representando um crescimento de 143,3%. A razão para a alta expressiva, além do ótimo desempenho da marca, foi a mudança para um novo método interno para registro das vendas na América do Sul. Na Argentina a queda do mercado continua, como resultado da situação econômica, e as vendas da marca Volkswagen também foram afetadas: queda de 46,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
  • Na região Ásia-Pacífico, a Volkswagen vendeu 183.900 veículos, uma queda de 8,6% em relação a fevereiro de 2018. O desempenho na região foi amplamente influenciado pela situação geral do mercado da China, onde os consumidores continuam relutantes a comprar. Ainda assim, apesar da queda de 8,8%, a Volkswagen foi bem-sucedida na expansão de market share no mercado chinês, com 172.500 veículos entregues em fevereiro.

Vendas da marca Volkswagen em Fevereiro:

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias

Veja também

Caminhões Actros estreiam na Copa Truck 2019

Caminhões preparados para corridas chegam a 1.250 cavalos de potência, alcançando velocida…