A Ford lançou com o Focus Fastback o assistente autônomo de frenagem, ou seja, uma nova tecnologia que freia o carro automaticamente para evitar as “batidinhas” no trânsito, como mostra o vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=HIzD7JEwtbk&feature=youtu.be). O sistema conta com um sensor óptico que detecta um carro parado na frente em velocidades de até 20 km/h e aciona os freios sem a intervenção do motorista.
Para ilustrar o seu funcionamento, o vídeo #FocusFastback #ChegadeBatidinha apresenta exemplos de situações no dia a dia em que é impossível evitar um esbarrão com outras pessoas ou objetos: alguém que passa com um carrinho de compras na sua frente, dar de cara com uma porta de vidro ou um colega distraído. Ao dirigir o Focus Fastback, o motorista desvia sua atenção para um inusitado boneco na rua e não vê um carro parado na frente. Mas o assistente de frenagem autônomo entra em ação a tempo de evitar a colisão.
 
O equipamento opera com um sistema conhecido como LIDAR – sensor de detecção de distância por reflexão de luz. A distância do objeto é medida pela diferença de tempo entre a emissão de um pulso laser e a detecção do sinal refletido, de modo semelhante a um radar. Para isso, usa elementos reflexivos da traseira dos veículos, como placa, lanternas, brake-light e refletores de para-choque.
Por se tratar de uma tecnologia inédita num segmento de volume no mercado brasileiro, o vídeo, de curta duração, é autoexplicativo e foi pensado para atingir milhares de pessoas que acessam os canais digitais e sociais. “É mais uma novidade que o Focus Fastback traz para o mercado e ajuda o motorista a dirigir com mais tranquilidade e segurança, dando assistência em momentos importantes para ele aproveitar todos os demais recursos que o veículo oferece”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

GM apresenta sua primeira picape 100% elétrica

HUMMER EV conta com potência estimada de 1.000 cv, baterias Ultium com autonomia superior …