Home Notícias Assistente de frenagem do Ford Focus Fastback previne pequenas batidas no trânsito

Assistente de frenagem do Ford Focus Fastback previne pequenas batidas no trânsito

Comentários desativados em Assistente de frenagem do Ford Focus Fastback previne pequenas batidas no trânsito
A Ford lançou com o Focus Fastback o assistente autônomo de frenagem, ou seja, uma nova tecnologia que freia o carro automaticamente para evitar as “batidinhas” no trânsito, como mostra o vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=HIzD7JEwtbk&feature=youtu.be). O sistema conta com um sensor óptico que detecta um carro parado na frente em velocidades de até 20 km/h e aciona os freios sem a intervenção do motorista.
Para ilustrar o seu funcionamento, o vídeo #FocusFastback #ChegadeBatidinha apresenta exemplos de situações no dia a dia em que é impossível evitar um esbarrão com outras pessoas ou objetos: alguém que passa com um carrinho de compras na sua frente, dar de cara com uma porta de vidro ou um colega distraído. Ao dirigir o Focus Fastback, o motorista desvia sua atenção para um inusitado boneco na rua e não vê um carro parado na frente. Mas o assistente de frenagem autônomo entra em ação a tempo de evitar a colisão.
 
O equipamento opera com um sistema conhecido como LIDAR – sensor de detecção de distância por reflexão de luz. A distância do objeto é medida pela diferença de tempo entre a emissão de um pulso laser e a detecção do sinal refletido, de modo semelhante a um radar. Para isso, usa elementos reflexivos da traseira dos veículos, como placa, lanternas, brake-light e refletores de para-choque.
Por se tratar de uma tecnologia inédita num segmento de volume no mercado brasileiro, o vídeo, de curta duração, é autoexplicativo e foi pensado para atingir milhares de pessoas que acessam os canais digitais e sociais. “É mais uma novidade que o Focus Fastback traz para o mercado e ajuda o motorista a dirigir com mais tranquilidade e segurança, dando assistência em momentos importantes para ele aproveitar todos os demais recursos que o veículo oferece”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Novo CTB “simplifica por um lado e endurece por outro”, diz ministro

Validade da CNH passa de cinco para dez anos O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes …