O A3 Sedan equipado com motor 2 litros chega às concessionárias da Audi em todo o Brasil a partir deste mês. Além do novo conjunto mecânico, o segundo modelo produzido em São José dos Pinhais (PR) será oferecido com teto solar panorâmico elétrico de série e nova lista de opcionais repleta de itens ainda mais tecnológicos. Os clientes serão beneficiados com mais uma novidade: o preço do A3 Sedan 2.0 foi reduzido em relação à versão importada: o carro passa a custar R$ 137.990, ante os R$ 140.190 cobrados pelo modelo com motor 1.8.
A versão Ambition, topo de linha, receberá um motor com maior cilindrada: o 2.0 Turbo FSI, com aumento na potência de 40 cv, atingindo agora 220 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 6,9 segundos, enquanto a velocidade máxima passa a ser de 250 km/h.
O câmbio S tronic de seis velocidades e dupla embreagem em banho de óleo faz trocas de marchas ultrarrápidas automaticamente ou comandadas pelo condutor na alavanca do console ou aletas atrás do volante. Este excepcional trem de força garante ao A3 Sedan um desempenho similar ao de modelos esportivos que utilizam o mesmo motor, entre eles o novo TT, lançado em maio deste ano.
 
Esteticamente, ele se destaca pelas rodas de liga leve exclusivas, com cinco raios duplos, e pelos frisos decorativos brilhantes. Também são de série os faróis de neblina e o teto solar panorâmico “Open Sky”.
O acabamento interno do Ambition se destaca desde a abertura das portas, que revelam soleiras exclusivas de alumínio. Os bancos têm forração de couro sintético e os dianteiros são esportivos, proporcionando maior apoio lateral nas curvas feitas em velocidades mais altas. O assento do motorista conta ainda com ajustes elétricos e apoio lombar de quatro vias.
No Ambition, além de todo o equipamento disponível nas versões com motor 1.4, há vários itens adicionais de conforto, conveniência e segurança, começando pelo ar-condicionado com comandos digitais e duas zonas de temperatura. O computador de bordo traz display colorido e o sistema de áudio inclui o Audi music interface, rádio MMI e conexão Bluetooth.
 
Outro item importante é o sistema Audi drive select. Ele regula as respostas do pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S Tronic. O motorista pode variar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. O Individual permite que o motorista especifique seu próprio perfil ou suas regulagens preferidas. Outro item bastante prático é o freio de estacionamento elétrico, que permite que o carro fique parado apenas com um leve toque no notão.
O comprador do A3 Sedan Ambition também poderá expandir sua lista de equipamentos com itens opcionais como o rádio MMI Plus com sistema de navegação integrado e o pacote Assistance Plus, que inclui o Active Lane Assist (assistente para mudança de faixa de rolamento), assistente para luz alta, sistema Auto Park de estacionamento automático com câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, computador de bordo com tela colorida e sistema Keyless Go, que permite destravar o carro e ligar o motor sem necessidade de utilizar a chave fisicamente.
Desempenho com eficiência: o 2.0 TFSI
O motor 2.0 TFSI da versão Ambition tem 220 cv de potência e traz como credencial a utilização em vários modelos esportivos da marca. Ele se destaca pela reunião de diversas tecnologias ultramodernas – o sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta, o sistema de levantamento de válvulas (Audi valvelift system – AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e o coletor de escapamento integrado ao cabeçote.
O motor 2.0 turbo oferece torque de 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm, o que garante respostas imediatas ao acelerador e uma condução suave a qualquer velocidade. Ele acelera o Ambition de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos – apenas um segundo a mais do que o Audi TT. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.
O desempenho não é o único fator diferencial do motor 2.0 TFSI. A versão se destaca também pela alta eficiência no consumo e pelo baixo nível de emissão de CO2. Na estrada, o Ambition percorre até 12,8 km/l e, na cidade, 10,8 km/l – números significativos para um veículo esportivo. O índice de emissão de CO2 é de 119 g/km.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …