Após o lançamento da nona geração do A4 no país, a Audi traz ao mercado brasileiro a versão topo de linha do sedã: o A4 Ambition. Equipado com motor 2.0 TFSI de 252 cv, o carro já está disponível nas concessionárias por R$ 244 mil. O modelo terá presença garantida no estande da marca durante o Salão do Automóvel de São Paulo.
 
Comparadas às do modelo anterior, as dimensões do carro aumentaram, mas seu peso foi significativamente reduzido – em até 120 kg. A carroceria do modelo é uma das mais leves de sua categoria, graças a uma inteligente combinação de materiais e às tecnologias de construção.
 
        
                                                                                             
Informação e fascínio: o Audi Virtual Cockpit
 
Nessa área, o destaque são duas inovações. O Audi Cockpit Virtual, tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.
 
O dispositivo combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos, dessa forma o motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.
 
Um complemento ideal para esse avançado sistema é o Head-up Display (projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista), oferecido como opcional.
 
Potencial de computação concentrado
 
 
A interface Audi para smartphones é um novo item disponível. O sistema integra celulares com o sistema operacional iOS e Android em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito, o Audi MMI. O equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth. Para os fãs de alta fidelidade mais exigentes, é oferecido como opcional o sistema de som Bang & Olufsen com o inovador som 3D de 755 watts de potência e 19 alto-falantes, cuja experiência sonora se equipara à sensação de estar presente nas mais importantes salas de concerto e espaços de shows de todo o mundo.
 
ACC com Traffic Jam Assist: primeiro passo para a direção autônoma
 
Uma das principais tecnologias presentes no novo A4 é o ACC (Adaptive Cruise Control) com o Traffic Jam Assist, que pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. O sistema utiliza sensores de radares e de ultrassom combinados a uma câmera frontal para conduzir o carro, ajustando a direção e controlando a velocidade de acordo com o tráfego ao redor. O sistema será oferecido como opcional para toda a linha A4.
 
Motor 2.0 de 252 cv
 
O motor 2.0 TFSI desenvolve 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. A unidade de dois litros, de baixo peso, com 1.984 cm3, acelera o novo A4 Ambition de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e o leva a uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
 
Entre os itens exclusivos desse motor se destaca o sistema de dupla injeção – direta no interior das câmaras de combustão e multiponto no coletor de admissão. Dependendo da solicitação, os dois sistemas podem trabalhar juntos ou separadamente, proporcionando o máximo desempenho com reduzidos índices de consumo e emissões. O coletor de escapamento é integrado ao cabeçote e o motor traz ainda o exclusivo sistema de acionamento das válvulas de exaustão Audi Valvelift System (AVS).
 
Transmissão S tronic e tração quattro
 
O trem de força e o chassi do novo A4 foram totalmente redesenvolvidos. A transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas, foi reprojetada. Para maior economia de combustível, o câmbio agora oferece uma função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira. 
 
A versão Ambition vem equipada ainda com o sistema de tração integral permanente quattro, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade. Isso resulta em mais aderência, controle, estabilidade e, consequentemente, em maior segurança.
 
Maior disponibilidade na categoria: sistemas de assistência e segurança
 
O A4 estabelece uma nova referência em sua classe com numerosos sistemas de assistência ao condutor. Entre as inovações que dão uma importante contribuição estão os sistemas Audi Pre Sense Rear e Audi Side Assist, ambos parte do pacote opcional Assistance City.
 
Equipamentos de série e opcionais
 
A versão Ambition traz um pacote bastante completo de equipamentos de série. Entre os destaques estão Audi drive select, Audi Virtual Cockpit, faróis Full LED com ajuste automático de altura, ar-condicionado automático de três zonas, rodas de liga leve de 18 polegadas, teto solar elétrico, retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, sistema MMI com navegação, Bluetooth e smartphone integration, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de limpador de faróis, bancos de couro e kit esportivo S Line, que inclui para-choques com design exclusivo, entradas de ar com aplicação cromada, grade frontal cinza fosca com aplicações cromadas, saias laterais na cor do veículo, difusor com acabamento cinza fosco, soleiras exclusivas e emblemas nos para-lamas.
Opcionalmente, o sedã pode contar com ar-condicionado automático com faróis Matrix LED, Head-up Display, equipamento de som Bang & Olufsen 3D e pintura metálica ou perolizada, além dos pacotes Assistance City, que inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré, e Assistance Tour, com ACC com Traffic Jam Assist, Active Lane Assist e assistente para luz alta.
 
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Empresas do Espítito Santo vão operar primeiro ônibus 100% elétrico da BYD

Veículo BYD tem 350km de autonomia e é pioneiro no segmento O primeiro ônibus elétrico par…