Home Notícias Audi A4 Avant começa a ser vendido no Brasil

Audi A4 Avant começa a ser vendido no Brasil

Comentários desativados em Audi A4 Avant começa a ser vendido no Brasil
Chega ao país o Audi A4 Avant, versão station wagon do sedã, cuja nona geração foi lançada no Brasil em abril deste ano. Com bastante espaço e conforto, o modelo traz sob o capô o novo motor 2.0 TFSI ultra de 190 cv, que lhe confere um desempenho surpreendente para um carro de estilo familiar. Chamam a atenção ainda o acabamento interno refinado e a alta tecnologia da perua. Na configuração única Ambiente, o A4 Avant já está disponível nas concessionárias da marca ao preço sugerido de R$ 187.990. Além das revendas, a nova perua poderá ser vista também no estande da Audi no salão internacional do automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro.
 
A capacidade máxima no porta-malas é de 1.510 litros com o banco traseiro rebatido. Os encostos são divididos na proporção 40:20:40 e podem ser facilmente dobrados por meio de uma alavanca na lateral do compartimento de bagagens. Outro destaque é que a tampa de esconder e proteger a carga abre e fecha eletricamente.
 
 
Na configuração padrão, a capacidade do porta-malas é de 505 litros – 15 litros a mais que na geração anterior. A altura da base inferior do compartimento está a apenas 63 cm do chão, e uma cobertura de aço inoxidável protege a extremidade do assoalho de riscos. Isso facilita o carregamento do veículo. A largura da área de carga mede um metro.
Comparadas às do modelo anterior, as dimensões do carro aumentaram, mas seu peso foi significativamente reduzido – em até 120 kg, dependendo da versão e motorização. A carroceria do modelo é uma das mais leves de sua categoria, graças a uma inteligente combinação de materiais, como alumínio, e às tecnologias de construção. Isso traz benefícios como maior economia de combustível e menor índice de emissões de poluentes.      
                                                                                             
O modelo tem duas inovações. O Audi Cockpit Virtual, tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.
 
 
O dispositivo combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos, dessa forma o motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo progressivo, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.
 
Um complemento ideal para esse avançado sistema é o Head-up Display (projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista, para aumentar a segurança), oferecido como opcional.
 
A interface Audi para smartphones é um novo item disponível. O sistema integra celulares com o sistema operacional iOS e Android em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito, o Audi MMI. O equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth. Para os fãs de alta fidelidade mais exigentes, é oferecido como opcional o sistema Bang & Olufsen com o inovador som 3D de 755 watts de potência e 19 alto-falantes, cuja experiência sonora se equipara à sensação de estar presente nas mais importantes salas de concerto e espaços de shows de todo o mundo.
 
 
O motor 2.0 TFSI ultra, com 1.984 cm³ de cilindrada, equipa a versão station wagon do novo A4. Seus principais refinamentos técnicos são o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. Sob carga parcial, a injeção indireta no coletor de admissão suplementa a injeção direta FSI.
 
O 2.0 TFSI entrega 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. Isto leva a um ótimo desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,5 segundos e velocidade máxima de 238 km/h.
 
No A4 Avant, a transmissão é a S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira.
 
 
 
A suspensão e a direção filtram inconveniências como superfícies de estrada irregulares, mas passam ao motorista informações importantes, como o aumento das forças laterais e de tração. Esse comportamento se baseia nos eixos com cinco braços e na direção eletromecânica, que são excepcionalmente leves e criam a base para a dirigibilidade dinâmica e o conforto de rodagem de primeira classe e, ao mesmo tempo, reduzem o consumo de combustível. O motorista pode escolher entre cinco regulagens – Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e Individual – incluídas no sistema Audi Drive Select, que é equipamento de série.
 
O A4 Avant Ambiente traz um pacote bastante completo de equipamentos de série. Entre os destaques estão o Audi Drive Select, Audi Virtual Cockpit, ar-condicionado automático, sistema start-stop, rodas de liga leva aro 18, retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de estacionamento traseiro, sistema MMI com navegação, Bluetooth e smartphone integration, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de limpador de faróis e bancos esportivos de couro.
 
Opcionalmente, a perua pode contar com teto solar panorâmico e kit S Line, além dos pacotes Assistance e Tech. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. Já o segundo reúne o Head-up Display e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Tour virtual à exposição especial “25 Anos do Boxster” no Museu da Porsche

44º Dia Internacional dos Museus em 16 maio de 2021 Os museus cuidam de tesouros e contrib…