Fabricante marcou história nas competições de rally desde 1981 com o lendário Audi quatro

A partir de 2022 a Audi vai encarar um dos maiores desafios em esportes motorizados: a marca das quatro argolas competirá pela primeira vez no famoso Rally Dakar com um protótipo inovador, que combina um trem de força elétrico com uma bateria de alta voltagem e um conversor de energia altamente eficiente. No futuro, competições de rally estilo cross-country serão o foco da estratégia de automobilismo da fábrica.

“Um compromisso multifacetado com os esportes motorizados é e permanecerá parte integral da estratégia da Audi”, diz Markus Duesmann, Presidente do Conselho da Administração e Membro do Conselho da Administração para o Desenvolvimento Técnico e Linhas de Produto da AUDI AG. “Queremos continuar demonstrando o slogan da marca ‘Vorsprung durch Technik’ no mais alto nível nos esportes motorizados internacionais no futuro e desenvolver tecnologias inovadoras para nossos veículos. O rally mais difícil do mundo é o palco perfeito para isso”.

Após muitos sucessos internacionais em uma ampla gama de categorias, a Audi está retornando aos rallies, que marcaram o início da história bem sucedida da marca nos esportes motorizados. Em 1981 o Audi quattro revolucionou este tipo de competição, tanto que hoje, a tração permanente nas quatro rodas é um padrão e garante segurança máxima não somente para veículos de rally, mas também para os modelos mais esportivos de produção da Audi e agora eletricamente nos modelos e-tron.

Com o uso do conceito alternativo de tração no Rally Dakar, a Audi vai encarar as mais extremas condições com um veículo tracionado por um potente trem de força elétrico. A energia necessária para isto vem de uma bateria de alta voltagem, que pode ser carregada durante a condução por meio de um conversor de energia na forma de um motor TFSI altamente eficiente. O objetivo é melhorar permanentemente o desempenho dos conjuntos elétricos e da bateria nos próximos anos e levar a experiência adquirida neste processo ao desenvolvimento dos futuros modelos eletrificados de produção.

A Audi é a primeira montadora de veículos a se comprometer em desenvolver um conceito de tração alternativo viável para o Rally Dakar, tornando-se novamente pioneira nos esportes motorizados. Em 2012, a Audi obteve a primeira vitória de um veículo de competição híbrido nas 24 Horas de Le Mans. O Audi R18 e-tron quattro permaneceu imbatível na mais importante prova de resistência do mundo três vezes em seguida.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Alpine vence em seu retorno a Monte Carlo

Cinquenta anos após sua primeira vitória no Rali de Monte Carlo de 1971, a Alpine retornou…