Existe potencial significativo de economia com a utilização de impressão 3D.

A Audi está expandindo o uso de impressoras 3D em sua produção para gerar ferramentas, projetadas e impressas no local, que ajudam os funcionários na melhoria de fluxo de trabalho nas linhas. A empresa terá um departamento específico que ficará responsável pela implementação do projeto na fábrica de Neckarsulm, na Alemanha.

A impressão 3D com polímeros já foi estabelecida por uma equipe de especialistas na fábrica do R8, em Böllinger Höfe, na Alemanha. Eles desenvolvem ideias para novas ferramentas ou otimizam as já existentes nas oficinas em colaboração com seus colegas de trabalho da linha de produção. O gerente da equipe de projetos, Waldemar Hirsch, projeta as ferramentas no local e as imprime em 3D. Durante testes em dezembro de 2018, a equipe testou o uso deste serviço rápido e conveniente para a produção em grande volume na fábrica e identificaram centenas de aplicações em que as ferramentas impressas oferecem um potencial significativo de economia.

“Ao estabelecer um departamento especializado em impressões 3D, estamos profissionalizando um projeto que já é bem sucedido. Mais funcionários poderão se beneficiar da experiência da equipe de especialistas e das ferramentas personalizadas no futuro”, disse Helmut Stettner, gerente da fábrica de Neckarsulm. A Audi também está usando o projeto para impulsionar ativamente a mudança cultural. Os funcionários da linha de produção estão diretamente envolvidos no processo de desenvolvimento de ferramentas impressas em 3D.

Hirsch dá prioridade aos funcionários e suas necessidades. “Ao projetar um protótipo, é muito importante para nós que se atenda exatamente aos desejos de nossos colegas”, disse ele. “Nosso objetivo é fornecer a ferramenta impressa em 3D o mais rápido possível, apoiando os funcionários no seu trabalho diário”.

O processo faz parte da construção da transformação digital da empresa. Para a Audi, isso representa um importante passo na evolução da produção para uma fábrica moderna e inteligente. O uso da tecnologia futurista aumenta a flexibilidade e a eficiência, além de permitir que produtos sejam personalizados conforme sugerido pelos funcionários. “A decisão de estabelecer o novo departamento suporta a criação de uma rede entre as fábricas. Em última análise, todo o Grupo Volkswagen se beneficiará da experiência em Neckarsulm”, disse Stettner.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

60 Anos da MINI: fãs da marca celebram ao redor do mundo

A edição especial e limitada que celebra o 60º aniversário do lançamento oficial do Mini c…