Empresa investe em uso de contêineres móveis de recarga feitos com baterias usadas de veículos elétricos

Mais uma vez a Audi se apresenta como provedor de mobilidade sustentável premium no Fórum Econômico Mundial 2020, realizado em Davos, na Suíça, suportando assim os objetivos de sustentabilidade. A marca é parceira exclusiva da reunião anual pela 33ª vez e fornece uma frota 90% eletrificada. Os modelos Audi são carregados exclusivamente com eletricidade, usando contêineres móveis de recarga feitos com baterias usadas do Audi e-tron. A empresa desenvolve continuamente soluções verdes de recarga.

Durante o evento, a empresa cria seu próprio ecossistema de mobilidade sustentável no inverno de Davos. Usar aproximadamente 100 modelos Audi eletrificados em combinação com os contêineres para recarga permite que a empresa acione uma frota de transporte neutra em emissão de carbono. Além do Audi e-tron, a frota conta com o Audi A8 como modelo plug-in híbrido. Os três contêineres são equipados com quatro sistemas de baterias usadas do Audi e-tron, que entregam uma capacidade total de carga de aproximadamente 700 kW em três terminais, cada um com saída de 150 kW, e capacidade de armazenamento de cerca de 1.0 MWh. Para isto, a Audi está cooperando com a empresa suíça de energia ABB. Esta solução reduz a carga sobre a rede local ao mínimo durante os horários de pico de demanda em particular. Por sua vez, a potência dos três contêineres móveis de carga em Davos é gerada por 100% da energia hidrelétrica local.

O Fórum Econômico Mundial 2020 é um dos eventos para os quais a Audi desenvolve continuamente soluções sustentáveis de recarga elétrica. Na Hahnenkamm Alpine Ski World Cup, em Kitzbühel, na Áustria, por exemplo, a empresa testará um novo contêiner onde serão instalados pela primeira vez módulos individuais de baterias, ao invés da bateria inteira, a partir de 24 de janeiro – cada contêiner contém 400 módulos de bateria do e-tron, que correspondem a aproximadamente onze baterias completas. Com capacidade total de carga de 1,2 MW e de armazenamento de 1,0 MWh, até oito Audi e-tron podem ser carregados simultaneamente com carregadores de alta potência. O contêiner fornece um total de 20 pontos de carga: oito carregadores de alta potência com capacidade de carga de 150 kW cada e doze conexões de carga de 11 kW. Quando necessário, os oito carregadores de alta potência podem distribuir sua energia em quatro pontos de carga de 300 kW, para carregar totalmente o Audi e-tron GT, por exemplo, em 20 minutos. A última geração desses contêineres de recarga foi desenvolvida e construída em cooperação com a empresa austríaca Moon.

Mais de 20 outras utilizações dos contêineres móveis de carga estão planejadas durante 2020. Outra delas será durante a etapa da Fórmula E em Roma, na Itália. Futuramente, clientes empresariais e frotistas também se beneficiarão destas soluções personalizadas. Isto permitirá que eles otimizem seus custos de energia e operem frotas de veículos elétricos de maneira sustentável. Contêineres móveis de recarga também podem complementar os pontos já existentes no tráfego, como durante o período de férias, aliviando a carga sobre as redes locais. A rede de recarga IONITY está testando atualmente o uso de contêineres móveis com o objetivo de estabelecer parques de carga de alta potência na Europa.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Qualidade da gasolina pode interferir no consumo do automóvel

Queda no preço da gasolina pode fazer com que antigos problemas nas velas de ignição retor…