Versão de produção será lançada em 2021 como o sétimo modelo elétrico da empresa

A partir de uma perspectiva técnica, eles são gêmeos idênticos, porém em termos de formato, cada um tem suas características inconfundíveis: o Audi Q4 e-tron concept deu aos visitantes do Salão do Automóvel de Genebra de 2019 um sabor do primeiro SUV elétrico compacto da Audi. Com o Q4 Sportback e-tron, a marca está apresentando agora o segundo modelo da linha de produtos que entrará em produção em 2021 como um SUV Coupé.

Isto dá aos clientes potenciais do Q4 a oportunidade de começar a pensar sobre qual versão eles preferem aproximadamente um ano antes da entrega dos primeiros veículos: a versatilidade e robustez de um SUV clássico ou a elegância dinâmica da versão Coupé. As dimensões dos dois modelos do Q4 são praticamente idênticas: com um comprimento externo de 4,60 metros e uma altura de 1,60 m, o Sportback é 1 centímetro mais comprido e mais plano. As versões do Q4 são idênticas em termos de largura, 1,90 m, e sua distância entre eixos é de 2,77 m.

Os dois veículos conceito, que já oferecem uma boa visão da linha de motores com autonomia elevada que estarão na produção em série do modelo, também têm a mesma tecnologia de direção. Dois motores elétricos mobilizam 225 kW de potência do sistema nos conceitos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron. Como é típico da Audi, o trem de força vem com a tração quattro nas quatro rodas. Graças à excelente tração, as duas versões do Q4 aceleram de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos. A velocidade máxima é restrita a 180 km/h.

Uma grande bateria, com capacidade de 82 kWh ocupa quase todo o espaço na área inferior da carroceria, entre os eixos. A autonomia de mais de 450 quilômetros – de acordo com o padrão WLTP – se torna referência em sua classe. Versões com tração traseira oferecerão uma autonomia superior a 500 km, segundo o WLTP. A tecnologia do Q4 e-tron concept é fornecida pela plataforma modular de eletrificação (MEB), que será integrada em inúmeros veículos elétricos produzidos futuramente pelo Grupo Volkswagen, desde a classe compacta até a classe superior média. O Audi Q4 Sportback e-tron concept oferece uma visão futura sobre como será o sétimo veículo elétrico de produção em série, que será introduzido em 2021 – além dos dois conceitos Q4 e-tron, há ainda e-tron e e-tron S, e-tron Sportback e e-tron S Sportback e o e-tron GT.

A plataforma modular de eletrificação (MEB) oferece uma ampla gama de variações de direção e níveis de potência. A versão performance da tração elétrica é instalada no Audi Q4 Sportback e-tron concept. Os eixos dianteiro e traseiro são acionados por um motor elétrico – o Q4 Sportback tem tração quattro. Não existe conexão mecânica entre os eixos. Em vez disso, um controle eletrônico garante que a distribuição de torque seja coordenada de forma otimizada em frações de segundo. Isto permite que o SUV Coupé obtenha ótima tração em todas as condições climáticas e em qualquer tipo de superfície.

Na maioria dos casos, o Q4 Sportback e-tron concept usa principalmente o motor elétrico traseiro síncrono para obter a mais alta eficiência. Se o motorista demandar mais potência do que o motor elétrico traseiro pode fornecer, a tração elétrica nas quatro rodas usa o motor assíncrono dianteiro para redistribuir o torque ao eixo dianteiro, conforme necessário. Isto acontece também de forma preditiva antes que ocorra a patinação em condições de gelo, em curvas rápidas ou se o veículo subesterçar ou sobresterçar.

O motor elétrico na traseira tem uma potência de 150 kW e mobiliza um torque de 310 Nm, enquanto o motor dianteiro fornece às rodas dianteiras até 75 kW e 150 Nm. A potência do sistema é 225 kW. A bateria no assoalho do veículo armazena 82 kWh, o que permite uma autonomia superior a 450 km de acordo com o padrão WLTP. A bateria é carregada com no máximo 125 kW. Portanto, demora um pouco mais de 30 minutos para atingir 80% da capacidade total.

A receita para esta excelente autonomia envolve muito mais do que somente uma unidade de armazenamento de energia com grande capacidade. Como o primeiro membro da família, o Audi Q4 e-tron concept, o Audi Q4 Sportback e-tron concept apresenta alta eficiência, com baixo arrasto aerodinâmico da carroceria, cujo coeficiente é 0,26 e, assim, fica 0,01 abaixo do SUV Q4 e-tron. A linha de produtos elétricos compactos apresenta também uma estratégia sofisticada de recuperação. A complexa gestão térmica da tração e bateria, que envolve uma bomba de calor de CO2, também contribui para isto.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

Jeep Renegade e Compass chegam à linha 2021 ainda mais completos

Versão Limited do Renegade passa a contar com teto solar panorâmico Command View de série …