O novo Audi RS 3 Sportback completa a vanguarda esportiva da fabricante de Ingolstadt no segmento de compactos premium. Seguindo a estreia mundial do RS 3 Sedan no Salão do Automóvel de Paris 2016, o RS 3 Sportback agora está pronto para ser apresentado no Salão de Genebra deste ano. Com motor de cinco cilindros mais potente do mundo em produção, dinamismo excepcional e um visual ainda mais agressivo, o carro oferece uma experiência emocional de direção.
 
“O RS 3 Sportback oferece aos nossos consumidores uma introdução atraente ao universo RS” afirma Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH. “Desde 2011 o esportivo compacto se provou extremamente bem-sucedido no mercado. Com o novo motor de cinco cilindros, o modelo está entre os melhores de sua categoria e continua batendo recordes nas pistas.”
 
 
 
Por trás da impressionante performance do RS 3 Sportback está o motor de cinco cilindros mais potente do mundo em produção – o 2.5 TFSI. O propulsor entrega 400 cv de potência – 33 cv a mais que o anterior – e é 26 kg mais leve graças ao seu cárter de alumínio, entre outras características. O torque máximo de 480 Nm é disponibilizado a partir de uma rotação baixa, de 1.700 rpm, e se mantém constante a até 5.850 giros. Dessa forma o modelo consegue acelerar até os 100 km/h em 4,1 segundos. O efeito dessa extraordinária potência é intensificado pelo inconfundível som do cinco-cilindros, que provém da alternância da ignição entre os cilindros diretamente adjacentes e amplamente espaçados. Sob demanda, a Audi pode aumentar a velocidade máxima de 250 km/h para 280 km/h.
 
A transmissão S tronic de dupla embreagem e sete velocidades e a tração integral permanente quattro transferem a potência do cinco-cilindros para a estrada. A embreagem eletro-hidráulica multi-plate distribui o torque variável entre os eixos. A tração quattro é integrada ao sistema de dinâmico de direção Audi drive select, assim como a direção, o câmbio S tronic, o gerenciamento do motor, as abas de escape ajustáveis, além da suspensão RS sport (opcional) com amortecedores adaptativos. O motorista pode variar individualmente o funcionamento desses componentes entre três modos – comfort, auto e dynamics (conforto, automático e dinâmico). O manuseio é aperfeiçoado pelo uso do ESC (controle eletrônico de estabilidade) com controle de torque seletivo e modo sport ajustado especialmente para o RS.
 
 
Os dois relógios de instrumentos circulares têm fundo preto com agulhas vermelhas e indicadores na cor branca. O sistema de informação ao motorista centralmente posicionado inclui indicador de aumento de pressão, termômetro de óleo e contador de voltas. O painel totalmente digital Audi virtual cockpit mostra dados do sistema de infotainment e está disponível como opcional. Uma tela especial RS desloca o tacômetro para o centro, exibindo em ambos os lados as informações sobre torque, força G e pressão dos pneus. Quando a transmissão está operando em modo manual, uma escala de cores indica ao motorista o momento para a troca de marcha pelos shift paddles ou pela alavanca seletora quando o motor se aproxima da rotação máxima.        
 
Quando se falta de infotainment, o RS 3 Sportback é extremamente versátil. Um módulo LTE traz os serviços do Audi connect a bordo, incluindo navegação com Google Earth e Google Street View, bem como informações sobre preços de combustíveis, previsão do tempo, viagem e trânsito. O aplicativo Audi MMI connect permite aos usuários transferir seus calendários de smartphones para o sistema MMI. O motorista pode ainda pode enviar destinos do Google Maps e destinos especiais para o sistema de navegação, além de transmitir músicas da internet. Apple Car Play e Android Auto podem ser usados para mostrar os aplicativos selecionados para a tela a bordo e suprir as necessidades de telefonia, música e navegação. Além disso, o sistema de navegação inclui um hotspot wi-fi que permite aos passageiros conectar seus dispositivos móveis à internet.
 
 
Outros destaques incluem o Audi phone box, o sistema de som Bang&Olufsen com 705 watts de potência e muitos dispositivos de assistência ao motorista. Em tráfego lento de até 65 km/h, por exemplo, o traffic jam assist mantém o carro a uma distância segura do veículo da frente e pode assumir a direção por alguns momentos. Novidade também no RS 3 Sportback é o assistente de emergência, que freia o carro automaticamente se necessário, e o cross traffic assist, que avisa quando um veículo cruza a traseira quando o motorista está saindo de uma vaga de estacionamento. 
 
Encomendas para o RS 3 Sportback e o RS 3 Sedan podem ser feitas na Europa a partir de abril; já o lançamento comercial ocorre em agosto.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz GLB chega ao mercado brasileiro com versatilidade e funcionalidade

GLB 200 Launch Edition completa o portfólio de SUVs da Mercedes-Benz, que foi renovado nos…