O Grupo BMW escolheu o Salão de Paris para apresentar o inédito Concept X2. O projeto será o primeiro no segmento cupês compactos premium e conta com um design distinto, que se destaca entre os outros modelos X e também se baseia na história dos cupês do BMW Group. O resultado é um conceito compacto que exalta apelo esportivo urbano.
 
“O conceito do novo BMW X2 é de um veículo para pessoas ativas que procuram uma combinação de prazer e praticidade. O carro apresenta uma nova faceta da marca BMW no segmento compacto”, explica Adrian van Hooydonk, Vice-Presidente Sênior de Desgin do BMW Group.
 
 
O design do carro-conceito reúne contrastes de maneira única e coerente. “O BMW Concept X2 combina uma linguagem corporal de movimentos rápidos e as proporções de um cupê com a construção robusta de um modelo X. Este é um veículo esportivo com um caráter ousado e isso nos permite abrir algumas novas e fascinantes possibilidades de design para a marca BMW”, diz Karim Habib, Head da BMW Design.
 
As características únicas do BMW Concept X2 já aparecem em grandes proporções no carro. Enquanto as largas rodas e o familiar design dos modelos da linha X são mantidos no veículo, o entre eixos esticado, o teto alongado, os balanços curtos e a coluna C inclinada para frente deixam o carro esportivo e “no chão”. A interação entre o revestimento mais escuro com o vermelho marcante (Luminous Red) da carroceria deixa o carro ainda mais elegante.
 
 
O design dianteiro do BMW Concept X2 funde elementos dinâmicos com a utilização de formas robustas, de maneira equilibrada. Os volumes dos contornos e as bordas sutis criam uma sensação de apelo esportivo na dianteira. O para-brisas fortemente inclinado parece se prolongar para o teto panorâmico escurecido e, ao mesmo tempo, junta-se à grade de duplo rim, recém reinterpretada, e às grandes entradas de ar para dar à parte frontal um aspecto mais agressivo. A grade está situada pouco abaixo da linha dos faróis e a entrada de ar central fica em uma posição mais rente ao solo que as aberturas laterais. Isso faz com que o centro do carro pareça mais afilado, ressaltando a verve dinâmica do desenho frontal.
 
A forma de trapézio do duplo rim, familiar nos modelos BMW, ganhou uma releitura, com a parte mais ampla voltada para baixo. Isso acentua a natureza independente do BMW Concept X2, ressaltando a largura da dianteira e a atitude vigorosa do veículo. Graficamente remodeladas, as barras inclinadas internas da grade criam um efeito inegável de “nariz de tubarão”, trazendo profundidade e riqueza de formas à superfície do conceito.
 
 
Os contornos dos faróis – em forma de tubo – ajudam a dar um ar clássico ao conjunto de forma hexagonal. A tecnologia de luzes a laser permite maior nitidez na iluminação, enquanto a luz azul em X, no centro desses faróis, acrescentam uma referência da técnica utilizada no modelo.
 
O spoiler dianteiro é dominado pela entrada de ar central, logo abaixo da grade, o que ajuda a matar a sede do BMW Concept X2 por ar de arrefecimento. As aberturas triangulares, menores em ambos os lados, destacam a aparência larga do veículo. Os frisos horizontais das entradas de ar fornecem um contraponto vigoroso para o design dinâmico do spoiler dianteiro e adicionam ênfase à tradicional dianteira dos modelos da família X.
 
 
A traseira do BMW Concept X2, arredondada, exibe um estilo totalmente distinto. Elementos que acentuam a largura, como o vidro traseiro estreito e as linhas horizontais, também influenciam na percepção do veículo, diminuindo a altura e destacando as pretensões esportivas do veículo. Neste ângulo, também é possível ver como a janela traseira surge elegantemente por baixo do aerofólio – na parte superior, alinhada ao teto – sublinhando o caráter dinâmico do carro. O prolongamento da área envidraçada, nas laterais do conceito, também prendem a atenção e formam uma área de ombro, que ressalta a presença ampla do carro. Abaixo do vidro traseiro, as luzes foram desenhadas com nítida intenção de irradiar dinamismo. A nova interpretação do familiar formato das luzes de LED, em L, transmite a sensação de uma escultura tridimensional iluminada, provocando um efeito atraente.
 
Localizado entre as luzes traseiras e no centro da tampa do porta-malas, está o emblema da BMW. Abaixo, a porta traseira e o para-choques parecem uma única peça, sem secções, criando uma imagem coesa e que destaca o aspecto tonificado do carro. O revestimento escuro, sob o spoiler traseiro, dá a impressão de erguer a traseira visualmente, e ao mesmo tempo proporciona à parte superior uma expressão mais estreita. O spoiler pintado da mesma cor do restante da carroceria provoca um efeito dinâmico às extremidades mais inferiores da traseira do veículo. As grandes saídas de escapamento posicionadas em cada ponta do para-choque enfatizam o porte mais largo do carro, enquanto a área ao redor das saídas de escapamento faz referência às três entradas de ar dianteiras.
 
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Novo DAF XF ganha cor laranja e amplia opção de customização do modelo

Aurora Orange completa a gama de 13 cores disponíveis para o extrapesado O novo DAF XF, la…