Iniciativa, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, oferece acesso à infraestrutura para o início da transformação do modelo de transporte no Brasil.

O maior corredor com postos de carregamento para carros elétricos da América Latina entra em funcionamento nesta segunda-feira (23), na Rodovia Presidente Dutra. Uma iniciativa do BMW Group Brasil e da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, com apoio da Ipiranga, as estações de recarga vão permitir, pela primeira vez, realizar uma viagem completa em veículo elétrico entre as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, as duas cidades mais populosas do Brasil. A iniciativa beneficia também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

O projeto recebeu cerca de R$ 1 milhão em investimentos totais para a instalação de seis equipamentos de carregamento rápido localizados em postos de combustível Ipiranga, num trecho de aproximadamente 430 quilômetros entre as duas capitais. Com o objetivo de assegurar total autonomia aos veículos eletrificados, as estações de recarga rápida foram posicionadas a uma distância máxima de 122 quilômetros entre si. O tempo estimado para o abastecimento de um veículo com bateria de 22kWh é de 25 minutos para 80% da carga. O abastecimento poderá ser feito por até dois veículos ao mesmo tempo em cada estação. Para carregar, basta conectar o automóvel ou motocicleta, seja elétrico ou híbrido, e iniciar as operações no painel do carregador.

A BMW é pioneira na comercialização de veículos eletrificados no País, com o modelo elétrico BMW i3 e o híbrido BMW i8, disponíveis no mercado nacional desde 2014. A empresa também esteve à frente na instalação de infraestrutura para carregamento, sendo responsável, junto a parceiros estratégicos, por instalar 100 pontos de recarga no território nacional.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou recentemente uma regulação específica para o segmento, que prevê a possibilidade de livre negociação de preços de recarga. No caso do corredor instalado pelo BMW Group Brasil e EDP, o uso será gratuito nos primeiros meses de funcionamento. Custos e procedimentos ainda serão decididos entre as empresas participantes e aplicados somente a partir de 2019.

Como referência, na comparação com um automóvel abastecido com gasolina e consumo aproximado de 10 quilômetros por litro, em média, o custo de reabastecimento dos carros elétricos corresponde a aproximadamente um quinto do valor gasto com combustível para percorrer o mesmo trajeto.

Líder em inovação no setor energético, a EDP foi pioneira do mercado brasileiro na criação de projetos nas áreas de redes inteligentes, robotização do trabalho e gestão da geração solar distribuída por meio da tecnologia blockchain, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório de Smart Grids da América Latina.

A Ipiranga, uma das maiores distribuidoras de combustível do Brasil, incorpora a expansão dos pontos de recarga com o objetivo de reforçar o conceito da sua rede. “Os Postos Ipiranga são conhecidos por serem convenientes e práticos, com toda oferta de serviço que nossos clientes precisam ao se deslocar entre um ponto e outro. Esse novo serviço mostra que estamos evoluindo junto com a indústria de energia e reforça a completude de soluções que queremos proporcionar aos nossos clientes”, disse Jeronimo Santos, Diretor de Varejo da Ipiranga.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Pick-up Peugeot Landtrek é apresentada na América Latina

No Brasil, a comercialização ocorrerá em uma segunda etapa, seguindo a estratégia estabele…