A pesquisa “Bidirectional Charging Management – BCM”, projeto liderado pelo BMW Group, reúne empresas e instituições do setor automotivo e de energia.

O projeto de pesquisa inovador e exclusivo “Bidirectional Charging Management – BCM” está explorando tecnologias seguras e convenientes que podem ser oferecidas aos motoristas de veículos elétricos do futuro. Várias empresas e instituições dos setores automotivo e de energia, bem como do mundo da ciência, estão participando desse projeto, previsto para durar três anos, sob a liderança do BMW Group.

O projeto tem como principal objetivo permitir aos clientes fornecer energia dos seus próprios veículos à rede elétrica, suprindo a demanda da matriz energética. No Brasil, já é possível aderir à tarifa branca e pagar um preço diferenciado, dependendo do horário de consumo. Também já é possível obter créditos na conta de energia com o fornecimento de energia elétrica. Futuramente, então, os proprietários de veículos elétricos poderão carregar o veículo durante a madrugada a custo baixo e fornecer energia no horário de pico, de alto custo, podendo eliminar seu custo com energia elétrica o mesmo obter lucro.

O BMW Group já possui experiência de um outro projeto piloto, na Alemanha, que está atualmente testando o carregamento de veículos elétricos durante os períodos em que quantidades suficientes de eletricidade verde são alimentadas na rede. Já na Califórnia, o BMW Group desenvolveu com muito sucesso o gerenciamento de carregamento inteligente, orientado à demanda e à rede elétrica, com 300 veículos elétricos, por vários anos.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz lança campanha para mostrar ações de combate ao Coronavírus nos ônibus

Sob o mote “Vá de ônibus. Vá seguro”, clientes e parceiros da Empresa poderão divulgar açõ…