A superesportiva BMW HP4 RACE já tem data para estrear no Brasil e sua plataforma de lançamento será o Salão Duas Rodas, a maior feira do setor de motocicletas do país, e que será realizada entre os dias 14 e 19 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista. Apresentada no ano passado, durante o Salão de Milão, na Itália, a HP4 RACE é fabricada em Berlim, na Alemanha, e tem produção limitada em 750 unidades trabalhadas individualmente, em um processo de montagem artesanal efetuado por especialistas da BMW Motorrad.
A HP4 RACE possui quadro principal confeccionado inteiramente em fibra de carbono pesando apenas 7,8 quilos. Esta característica torna a BMW Motorrad a primeira fabricante de motocicletas do mundo a desenvolver e produzir um quadro principal com este tipo de material de alta tecnologia, e que contribui para que o peso total da moto, em ordem de marcha, atinja apenas 171 quilos. As rodas da motocicleta também são feitas de fibra de carbono, o que possibilita uma redução de peso de aproximadamente 30% em comparação com rodas de liga leve forjadas, sem qualquer perda de rigidez. A HP4 RACE também atende às demandas mais exigentes de tecnologias de competição quando o assunto é suspensão e freios. Ela traz garfos invertidos FGR 300 e amortecedores TTX 36 GP, ambos componentes fabricados pela sueca Öhlins e também usadas na MotoGP, no Campeonato Mundial de Superbike, bem como na Copa do Mundo de Superbike. O sistema de freios, por sua vez, usa discos duplos de aço de 320 milímetros de diâmetro e 6,75 mm de espessura; pistões revestidos de titânio; e pinças de alumínio monobloco Brembo GP4 PR, com superfície niquelada. Além disso, a moto conta com assistência de freio motor, com até 15 níveis de atuação.
 
A nova HP4 RACE é equipada com um motor de quatro cilindros e 999 cm³ que atende às especificações 6.2 e 7.2 das motos que disputam o Campeonatos Mundiais de Endurance e Superbike. A potência nominal de saída é de 215 cv, a 13.900 rpm, com um torque máximo de 120 Nm, a 10.000 rpm. Com o objetivo de melhorar ainda mais seu desempenho, a superesportiva conta com uma transmissão de seis marchas e relações otimizadas.
A HP4 RACE também traz uma extensa lista que sistemas eletrônicos de controle e assistência, incluindo um conjunto de itens elétricos otimizado voltado a atender regulamentos de competições a motor. Uma grande quantidade de informações também pode ser visualizada no painel de instrumentos 2D com memória para dados
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Di Grassi inicia no sábado (16) campanha pelo bicampeonato

Em temporada de muitos recordes e vitórias, Lucas pode ampliar marca extraordinária na Fór…