A PPG Industries (NYSE:PPG), líder mundial em tintas e revestimentos, apresenta os dados de sua pesquisa anual de cores automotivas, que mostra que o branco (36%) e o prata (31%) continuam a ser as tonalidades de carro mais populares na América do Sul. Essas cores são seguidas pelo preto (11%), cinza (9%), vermelho (9%) e azul (2,5%). Além disso, a empresa descobriu que quase 60% dos consumidores identificaram a cor como um dos principais fatores na hora de tomar a decisão de comprar um carro e que as montadoras continuam a vender a grande maioria dos automóveis (quase 75%) em cores conservadoras, como o branco, preto, cinza e prata.
Segundo o estudo da companhia, o branco também fica com a primeira colocação mundial na preferência dos consumidores (aumento de 7% com relação ao ano passado, atingindo 35%), seguido pelo preto (17%), e pelo prata (12%). Os destaques das tendências regionais também incluem:
• Na América do Norte, as cores mais populares permanecem sendo o branco (23%), seguida pelo preto (19%), cinza (17%), prata (15%), vermelho (10%) e azul (8%).
•Na Europa, o branco permanece sendo a cor mais popular (31%), seguida pelo preto (18%), cinza (16%), prata (12%) e azul (9%).
•Nos mercados da Ásia-Pacífico, o branco permanece sendo a cor mais popular (44%), seguida pelo preto (16%), natural e prata (empatados em 10% cada um) e cinza (7%).
Entre os consumidores entrevistados nos EUA e na Europa, três em cada cinco (59%) disseram que a cor foi um fator fundamental na tomada de decisão de compra do veículo. De fato, mais da metade dos entrevistados afirmaram que se a cor desejada não estivesse disponível no lote, eles iriam aguardá-la antes de finalizar a compra, em vez de comprar o carro em uma segunda opção de cor.
A pesquisa também indicou que as cores metálicas são mais populares entre os homens, enquanto as mulheres preferem acabamentos de cor única, sólida e brilhante de aparência não metálica e efeitos de brilho perolado/coloridos. A cor e a aparência automotiva são especialmente importantes entre os consumidores do sexo masculino, com idades entre 18 a 39 anos, que dão importância ao estilo. Os entrevistados disseram que desejam um automóvel que transmita uma imagem de sucesso e, em muitos casos, estão dispostos a pagar mais para ter um carro que demonstre adequadamente suas personalidades.
“Com uma paleta completa de cores que podem variar na aparência do brilho cintilante até o brilho sedoso e perolado, os fabricantes de automóveis têm hoje uma infinita variedade de opções. Ao analisar os modelos automotivos de 2016, a previsão do PPG antecipa que os motoristas verão mais veículos em tons de azul e laranja. Analisar os modelos apresentados em mostras internacionais de automóveis é um foco antecipado importante da tendência”, disse Jane E. Harrington, gerente da PPG, observando que o 2015 North American International Auto Show em Detroit destacou os automóveis em “azuis em muitas camadas” e o International Geneva Motor Show deste ano apresentou modelos de carros importantes mostrando acabamentos influenciados pelo laranja e cobre.
 
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Novo DAF XF ganha cor laranja e amplia opção de customização do modelo

Aurora Orange completa a gama de 13 cores disponíveis para o extrapesado O novo DAF XF, la…