Maior frota de ônibus não poluentes entregue na América Latina
Os 120 ônibus incluem modelos de 12 e 9 metros, com capacidade para 80 e 50 passageiros respectivamente. Eles levam de 1,5 a 2,5 horas para carregar totalmente, com uma autonomia que ultrapassa 300 quilômetros com uma única carga, que pode facilmente atender à quilometragem operacional diária dos ônibus de 260 quilômetros. Em comparação com os ônibus a diesel, a frota de ônibus 100% elétricos da BYD deixará de emitir 12.500 toneladas de dióxido de carbono e 2,5 toneladas de material particulado a cada ano.
“Hoje é um dia histórico que podemos registrar na história de Bogotá”, disse Claudia Nayibe López Hernández, prefeita de Bogotá: “Isso se deve ao esforço conjunto de muitos colombianos talentosos. Queremos comprar mais ônibus elétricos, preferencialmente, que nos permitam retirar a velha frota a diesel e gasolina, e renová-la com ônibus elétricos limpos, prestando mais e melhores serviços aos cidadãos”.
O gerente geral da TRANSMILENIO S.A, Felipe Ramírez Buitrago, apresentou os planos de estações de recarga e a importância da frota. “A estação de carregamento Fontibon, colocada em operação hoje, é a primeira estação de carregamento de ônibus 100% elétrico em Bogotá. Outras três estações de recarga entrarão em funcionamento em outros bairros da cidade. Até lá, Bogotá vai operar um total de 483 ônibus 100% elétricos, dos quais 470 virão da BYD. Esta é a maior frota de ônibus 100% elétricos do país, destacando e consolidando a posição da Colômbia como modelo de proteção ambiental na América Latina”.
“Bogotá está passando por um momento histórico”, disse Lucio Rubio Díaz, Diretor Geral da Enel Colômbia: “Estamos sempre comprometidos com a transição para a energia limpa e este projeto desempenha um papel importante. Ao construir estações de recarga ecológicas, contribuímos positivamente para o desenvolvimento sustentável de Bogotá, melhorando a qualidade do ar para os cidadãos, melhorando a qualidade de vida e oferecendo serviços de viagem mais confortáveis e com emissões zero”.
“É muito bom que nosso sonho se torne realidade”, disse Ricardo Sierra, presidente da Celsia, empresa colombiana de compras de ônibus. “A TRANSMILENIO SA e a cidade de Bogotá são líderes em ônibus elétricos e estão servindo de exemplo para muitas cidades que buscam desenvolver sistemas de ônibus com emissão zero. Parabenizo os cidadãos de Bogotá, que em breve experimentarão o encanto único dos ônibus ecológicos”. Este lote de 120 ônibus foi adquirido pela Celsia e posteriormente entregue à operadora local Gran Américas Fontibon I SAS, com prazo de concessão de 15 anos.
A Diretora Regional da BYD para a América Latina destacou o esforço dos colaboradores durante o período de pandemia, “Durante a pandemia, a BYD superou todas as dificuldades, concluiu a produção dos ônibus com qualidade e entregou no prazo”, disse Lara Zhang. “A dedicação da BYD à inovação em tecnologia de emissão zero se encaixa perfeitamente com o compromisso da cidade de Bogotá e da TRANSMILENIO S.A com o desenvolvimento sustentável.” Os ônibus foram produzidos pelas fábricas de ônibus da BYD em Nanjing e Hangzhou e depois enviados para o porto de Buenaventura em Bogotá.