Maior frota de ônibus não poluentes entregue na América Latina

Os 120 ônibus incluem modelos de 12 e 9 metros, com capacidade para 80 e 50 passageiros respectivamente. Eles levam de 1,5 a 2,5 horas para carregar totalmente, com uma autonomia que ultrapassa 300 quilômetros com uma única carga, que pode facilmente atender à quilometragem operacional diária dos ônibus de 260 quilômetros. Em comparação com os ônibus a diesel, a frota de ônibus 100% elétricos da BYD deixará de emitir 12.500 toneladas de dióxido de carbono e 2,5 toneladas de material particulado a cada ano.

“Hoje é um dia histórico que podemos registrar na história de Bogotá”, disse Claudia Nayibe López Hernández, prefeita de Bogotá: “Isso se deve ao esforço conjunto de muitos colombianos talentosos. Queremos comprar mais ônibus elétricos, preferencialmente, que nos permitam retirar a velha frota a diesel e gasolina, e renová-la com ônibus elétricos limpos, prestando mais e melhores serviços aos cidadãos”.

O gerente geral da TRANSMILENIO S.A, Felipe Ramírez Buitrago, apresentou os planos de estações de recarga e a importância da frota. “A estação de carregamento Fontibon, colocada em operação hoje, é a primeira estação de carregamento de ônibus 100% elétrico em Bogotá. Outras três estações de recarga entrarão em funcionamento em outros bairros da cidade. Até lá, Bogotá vai operar um total de 483 ônibus 100% elétricos, dos quais 470 virão da BYD. Esta é a maior frota de ônibus 100% elétricos do país, destacando e consolidando a posição da Colômbia como modelo de proteção ambiental na América Latina”.

“Bogotá está passando por um momento histórico”, disse Lucio Rubio Díaz, Diretor Geral da Enel Colômbia: “Estamos sempre comprometidos com a transição para a energia limpa e este projeto desempenha um papel importante. Ao construir estações de recarga ecológicas, contribuímos positivamente para o desenvolvimento sustentável de Bogotá, melhorando a qualidade do ar para os cidadãos, melhorando a qualidade de vida e oferecendo serviços de viagem mais confortáveis e com emissões zero”.

“É muito bom que nosso sonho se torne realidade”, disse Ricardo Sierra, presidente da Celsia, empresa colombiana de compras de ônibus. “A TRANSMILENIO SA e a cidade de Bogotá são líderes em ônibus elétricos e estão servindo de exemplo para muitas cidades que buscam desenvolver sistemas de ônibus com emissão zero. Parabenizo os cidadãos de Bogotá, que em breve experimentarão o encanto único dos ônibus ecológicos”. Este lote de 120 ônibus foi adquirido pela Celsia e posteriormente entregue à operadora local Gran Américas Fontibon I SAS, com prazo de concessão de 15 anos.

A Diretora Regional da BYD para a América Latina destacou o esforço dos colaboradores durante o período de pandemia, “Durante a pandemia, a BYD superou todas as dificuldades, concluiu a produção dos ônibus com qualidade e entregou no prazo”, disse Lara Zhang. “A dedicação da BYD à inovação em tecnologia de emissão zero se encaixa perfeitamente com o compromisso da cidade de Bogotá e da TRANSMILENIO S.A com o desenvolvimento sustentável.” Os ônibus foram produzidos pelas fábricas de ônibus da BYD em Nanjing e Hangzhou e depois enviados para o porto de Buenaventura em Bogotá.

 

 

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Suzuki Jimny vem com novidades na linha 2022

Disponível em quatro versões, SUV traz atualizações estéticas e mantém o mesmo DNA 4×…