Assim como os automóveis Mercedes-Benz estão sintonizados com as demandas e tendências de segurança no trânsito sem abrir mão do prazer de viajar, os caminhões da marca também estão cada vez mais recebendo recursos tecnológicos que garantem mais segurança nas cidades e nas estradas. Nesse contexto, o extrapesado Actros se destaca de pelo elevado nível de segurança e conforto. “O Actros é o Classe S dos nossos caminhões”, declara Joerg Radtke, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
 
De acordo com o executivo, a utilização combinada dos diversos sistemas inteligentes de frenagem e de segurança do Actros propicia muitos benefícios e vantagens. “E não é só em termos de proteção do motorista, da carga, e do caminhão, mas também dos demais veículos e usuários da estrada. O sistema também reduz os custos operacionais, devido a uma maior disponibilidade para o transporte, durabilidade dos sistemas de freios, maior velocidade média operacional e menor consumo de combustível”, destaca Joerg Radtke.
 
Segundo o executivo, os caminhões Actros são ideais para os grandes frotistas e para as empresas de transporte que valorizam a elevada tecnologia e que reconhecem a importância do conforto e da segurança como aliados no aumento da produtividade no transporte.
 
O Actros oferece um Pacote Segurança com itens exclusivos, como o Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist/ABA), Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem (Lane Guidance System) e o Controle de Proximidade (Proximity Control System).  Além de seu amplo pacote de componentes de avançada tecnologia, muitos deles de série.
 
•Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist)
Um dos principais diferenciais tecnológicos do Actros rodoviário é o Assistente Ativo de Frenagem ABA (Active Brake Assist), que utiliza diversos sistemas do veículo para diminuir os impactos de um eventual acidente. Quando este sistema inteligente detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do caminhão por meio dos avançados recursos de frenagem. Para tanto, avalia as condições do tráfego à frente, bem como as velocidades dos veículos. Se há risco de colisão, o ABA ativa um alerta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, realiza uma freada de emergência.
 
Funcionando acima de 60 km/h, o ABA atua em conjunto com o Controle de Proximidade e com o freio de serviço. Ele intervém em caso de colisão iminente com obstáculos em movimento e parados na via, reduzindo então o risco de colisão.
 
Se o motorista aciona o freio, o sistema devolve o controle total ao motorista. Este inovador componente do caminhão pode ajudar a reduzir ao mínimo o risco de colisão em situações críticas ou, pelo menos, aliviar bastante suas consequências.
 
•Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem (Lane Guidance System) – Uma câmera especialmente montada no parabrisa detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, à direita e à esquerda. Um alerta sonoro avisa o motorista se o veículo se move para fora dessa via, aumentando a segurança de circulação.
 
•Sistema de Controle de Proximidade (Proximity Control System) – Exclusivo e pioneiro sensor de radar, localizado no parachoque, monitora o tráfego à frente. Com base na velocidade dos demais veículos e na distância do caminhão em relação ao veículo da frente, a unidade de controle adequa a velocidade do caminhão às variações do tráfego, mantendo uma distância segura, diminuindo assim o risco de eventuais colisões. Este sistema, que monitora distâncias entre 15 e 150 metros, indicando-as no painel, assegura maior tranquilidade ao motorista, aumentando a segurança nas vias.
O Actros rodoviário se destaca no mercado brasileiro pelas avançadas tecnologias agregadas aos sistemas de segurança mencionados acima:
 
•Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist)
•Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem (Lane Guidance System)
•Sistema de Controle de Proximidade (Proximity Control System)
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Com duas provas de alta velocidade, Mitsubishi Cup define os campeões do ano

Super Final Lubrax Mitsubishi Motors reuniu centenas de pessoas no Autódromo Velo Città em…