Principais pilotos do país e feras internacionais disputam a terceira etapa do calendário nas trilhas da Serra da Mantiqueira, neste final de semana (25 e 26 de maio)

Referência no turismo de inverno no Brasil, Campos do Jordão (SP) volta a receber uma etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM para motocicletas após 19 anos. A cidade está localizada no maciço da Serra da Mantiqueira e será palco de disputas entre os principais pilotos do país e feras internacionais neste final de semana (25 e 26 de maio). A base da prova será o estacionamento do Estádio Municipal Benedito Vaz Dias, ao lado do Centro de Eventos, com acesso livre ao público.

O desafio representa a terceira etapa do calendário 2019. As provas anteriores, realizadas em Itapema (SC) e Nova Bréscia (RS), tiveram a chuva e o piso molhado como características. Depois do gaúcho Gustavo Pellin (Equipe Power Husky) vencer na abertura, o francês Romain Dumontier (Yamaha O2BH Racing) assumiu a liderança da categoria Enduro GP, direcionada aos mais rápidos do campeonato, seguido pelo mineiro Gabriel Soares (Honda Racing). Bruno Crivilin, capixaba atual campeão da Enduro GP e E1, é outro forte candidato ao lugar mais alto do pódio em Campos do Jordão.

Dumontier, que também lidera a classe E2, garante que está pronto para acelerar. “Apesar das chuvas, as duas primeiras provas do Brasileiro de Enduro foram muito boas. Voltei para a França neste intervalo após a segunda etapa e treinei bastante, sinto que estou preparado para o desfio. Quero manter a liderança tanto na Enduro GP quando na E2”, garantiu o europeu.

Na categoria E1, o atual líder é o mineiro Júlio Ferreira (Edgers Racing). Gustavo Pellin, de forma invicta, está em primeiro lugar na E3, enquanto na categoria EJúnior o destaque é o capixaba Patrik Capila (Yamaha O2BH Racing).

A tabela de classificação traz ainda, na liderança de suas categorias, os pilotos Anderson da Luz (categoria E4 Pró / equipe MXF Team), Nielsen Bueno (E35 / Power Husky), José Mário da Fonseca (E40), Frederico Garcia (E45), Daniel dos Reis (E50), Fernando Pereira (E4 230 / Q4 Enduro Team) e Juliano Wilgen (EAmador).

A líder da categoria EFeminina é Bárbara Neves (Honda Racing). Já nas categorias Infantis, novidades da temporada, os destaques são Theo Cravo (Infantil / BC11 Forte Racing), Miguel Margon (Cadete), Frederico Rangel (Juvenil / BC11 Forte Racing) e Leonardo Kauffmann (Youth / Equipe Enduro MX).

Campos do Jordão e o off-road – Campos do Jordão foi a abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM na temporada 2000, mas vale lembrar que o envolvimento da cidade com as competições off-road é bem mais antigo. A pista “Sobre as Nuvens” foi palco do Campeonato Mundial de Motocross em 1987, 1989 e 1991. O lendário circuito volta a fazer parte da prova do Brasileiro de Enduro de FIM, que também irá utilizar trilhas do entorno da cidade.

O percurso da terceira etapa do campeonato nacional inclui 45 quilômetros, no qual os pilotos completarão três voltas por dia de prova. O trajeto foi montado em uma das mais elevadas cadeias de montanhas do Brasil, podendo atingir mais de 2000 metros acima do nível do mar. Se a chuva foi o obstáculo duas primeiras etapas do ano, dessa vez o frio promete dificultar. A previsão do tempo aponta um final de semana de baixas temperaturas, com a mínima podendo chegar a cinco graus.

No domingo (dia 26), acontece mais uma edição do “Enduro Para Todos”, projeto que tem o objetivo de trazer novos praticantes para a modalidade. “A categoria ‘Enduro para Todos’ está com ótima adesão acredito que mais uma vez acredito será um grande sucesso’, comentou Maurício Brandão, diretor de Enduro FIM da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

“A terceira etapa promete, e se chover será um desafio adicional aos pilotos. Todos terão a oportunidade de conhecer a pista “Sobre as Nuvens”, que já foi palco de grandes eventos. Inclusive a prova vai contar com a participação de Jorge Negretti e Rafael Ramos, ídolos do motocross que já protagonizaram grandes disputas neste circuito. Os organizadores locais estão trabalhando duro para fazer uma prova que agrade a todos”, continuou Brandão.

A prova terá três especiais: o Enduro Teste Honda (de 3 km, com um single track dentro da mata e um percurso de cross country), o Enduro Teste Yamaha (de 4,2 km, que inclui trilhas estreitas em terreno irregular, liso e com valetas, estradas abandonadas e muitas opções de trajeto) e o Cross Teste Husqvarna (com 2,5 km, cujo percurso inclui a pista “Sobre as Nuvens” com adequações nos obstáculos e trilha em trecho de velocross).

3ª etapa / Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2019
Base do evento / Paddock: Estacionamento do Estádio Municipal Benedito Vaz Dias, ao lado do Centro de Eventos, em Campos do Jordão (SP)
Acesso livre ao público.

Programação*
24/5 (Sexta-feira)
Das 18h às 21h – Secretaria de Prova no Restaurante Villa Montese
18h30 – Briefing

25/5 (Sábado)
Das 7h às 9h55 – Secretaria de prova, vistorias técnicas e administrativas, condução das motocicletas ao Parque Fechado
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Chegada dos primeiros pilotos / Pré-Finish
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia no Restaurante Villa Montese

26/5 (Domingo)
8h30 – Briefing da Prova “Enduro para Todos”
9 – Largada dos dois primeiros pilotos
15h – Chegada dos primeiros pilotos
16h – Horário máximo para chegada dos pilotos
17h – Divulgação dos resultados oficiais no Paddock.
* Os horários estão sujeitos a alterações.

Fotos: Dines Zamai

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz vence mais uma corrida em um circuito francês e relembra trajetória de Juan Manuel Fangio

Marca relembra a trajetória de Fangio em seu 108° aniversário No último domingo (23), o Ci…