Trânsito pesado, excesso de veículos e horas a fio no “anda e para” das estradas. Esse é o possível cenário de milhares de motoristas que trafegarão pelas rodovias do Brasil nesse feriado de Carnaval. O condutor precisa estar atento à direção para evitar acidentes, mas também deve prestar atenção em itens essenciais para o funcionamento de seu veículo. O desgaste do automóvel, quando transita nesse cenário, chega a ser maior do que outros que trafegam em situações menos agressivas.
O Carnaval coloca milhares de carros nas estradas todo ano e muitos destes veículos não tiveram a manutenção adequada. “Diferente das férias escolares que terminaram recentemente, o carnaval é um feriado no qual praticamente todas as pessoas aproveitam para viajar. Boa parte destas pessoas estavam trabalhando durante o mês de janeiro e não realizaram nenhuma revisão de férias, o que pode ocasionar danos ao carro, ainda mais com o trânsito carregado tanto na saída quanto no retorno da viagem, colocando em risco também o feriado prolongado”, analisa André Causs, da Wix Filters, uma das marcas do grupo MANN+HUMMEL, a maior fabricante do mundo em soluções de filtragem.
Dados da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) revelam que em 2016 mais de 740 mil veículos precisaram de socorro de guincho (368.207) e socorro mecânico (376.690) nos 6,9 mil quilômetros de estradas do estado de São Paulo. Isso representa, em média, mais de 62 mil carros mensalmente que necessitam de auxílio de reboque devido alguma pane. O analista ressalta que além das manutenções em freios, pneus e nível de fluídos do carro, é preciso estar atento às condições de todos os filtros de um veículo.
A falta de manutenção preventiva nos filtros pode causar prejuízos ao motorista durante a viagem. Problemas como o aumento do consumo de combustível, desgaste prematuro das peças, entre outros, podem estar ligados à falta de manutenção dos filtros. Causs explica que a falta de manutenção do filtro do arpermite acúmulo ou a passagem de grãos de areia, pó e fuligem, o que pode ocasionar a perda de potência e o desgaste excessivo nas partes móveis do motor, como pistão e anéis. Isso porque o filtro do ar tem a função de reter as partículas, garantindo que apenas ar limpo entre na câmara de combustão.
Com relação ao filtro do óleo, ele explica que sua função é impedir a entrada de impurezas no sistema de lubrificação do motor e por isso é recomendado realizar a troca do filtro sempre que trocar o óleo. Caso a manutenção não seja feita, o novo óleo colocado tem sua durabilidade reduzida, já que há uma mistura com o velho contido no filtro não trocado.
Para o filtro do combustível, a recomendação é que a troca seja feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo. Se isto não for respeitado pelo motorista, pode ocasionar problemas nos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. “Outro problema que pode ocorrer pela falta de manutenção no filtro é a perda de potência do veículo, devido à mistura irregular de ar com o combustível”, avalia.
Sobre o filtro de cabine, André explica que a falta de manutenção pode causar acúmulo de micro-organismos e partículas que atrapalham o fluxo de ar no interior do veículo e potencializam doenças respiratórias aos seus ocupantes. E nesta época do ano de dias mais quentes, quando se intensifica o uso do ar condicionado, o filtro de cabine acaba ficando saturado com partículas. Desta forma, é necessário realizar a manutenção para melhorar seu desempenho, uma vez que o filtro saturado pode obstruir o fluxo da passagem do ar para dentro do veículo e causar o embaçamento dos vidros internos.
Vale destacar que o uso do filtro de cabine não está relacionado ao fato de o veículo ter ar condicionado, como muitos imaginam. O simples acionamento do sistema de ventilação faz com que o ar passe pelo elemento filtrante.
Causs faz ainda uma importante observação: “A MANN+HUMMEL orienta que todos os motoristas sempre fiquem atentos ao manual do veículo, onde muitas informações estão contidas que auxiliam a prolongar a vida útil do automóvel”.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Suzuki Jimny vem com novidades na linha 2022

Disponível em quatro versões, SUV traz atualizações estéticas e mantém o mesmo DNA 4×…