A demanda por automóveis alugados para o Carnaval deverá crescer em média 20% nas principais capitais com apelo turístico no país – Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Fortaleza e Florianópolis. A estimativa é da ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, com base em levantamentos realizados por suas diretorias regionais.
Cerca de 20% da frota total das locadoras é utilizada por turistas em viagens de lazer e a expectativa da associação é que mais de 80% desses veículos sejam locados durante o Carnaval. “A alta do dólar e o custo das passagens aéreas no período levam o brasileiro a planejar viagens mais curtas, em que o automóvel alugado surge como diferencial para o conforto”, avalia o presidente do Conselho Nacional da ABLA, Paulo Nemer.
Locação com motorista – alternativa à Lei Seca
Oferecer a locação com motorista no Carnaval é uma das estratégias do setor para manter a ocupação da frota e conquistar novos clientes. O serviço é mais comum entre as viagens corporativas, mas também oferece atrativos para o cliente de turismo de lazer que busca minimizar possíveis dificuldades em dirigir em grandes centros e em destinos que visitam pela primeira vez, ou ainda àqueles que, diante da Lei Seca, simplesmente preferem alugar o veículo com motorista para terem mais liberdade durante seus passeios.
Serviço 
Para auxiliar os interessados em alugar um veículo para o Carnaval, a ABLA indica as principais orientações para um melhor aproveitamento do automóvel: 
Idade Mínima
A maioria das locadoras adota como política alugar automóveis somente para maiores de 21 anos, considerada idade para responsabilidade civil. 
Habilitação
A prática do mercado é que o cliente esteja habilitado há mais de dois anos. 
Reservas
Reservar com antecedência elimina o risco de não encontrar o veículo desejado. 
Cartão de Crédito
A opção de pagar com o cartão de crédito facilita a aprovação do cadastro e o atendimento. 
Diárias
A diária é de 24 horas e muitas locadoras oferecem a opção de quilometragem livre e tarifas promocionais. 
Tarifas
As tarifas variam conforme a categoria do carro ou escolha por tipo de cobertura de danos causados ao veículo locado. E, na maioria das vezes, a locadora oferece descontos progressivos: quanto maior o período de locação, menores serão as tarifas cobradas. 
Devolução
É possível alugar o carro numa cidade e devolver em outra, principalmente se a locadora for da mesma rede. É preciso verificar antes de alugar a possibilidade de devolver na cidade desejada e se é cobrada taxa de retorno do veículo. 
Abrangência
As locadoras não estão presentes apenas nos aeroportos, podem ser encontradas em todas as cidades do País. 
Custo-benefício
Alugar um modelo popular custa o equivalente ao preço de uma corrida de táxi de aeroportos mais afastados até a região central da cidade. Ou seja, praticamente pelo mesmo valor de uma corrida de táxi, você terá um carro à sua disposição por 24 horas.
 
 *fonte: ABLA
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Ônibus VW moderniza frota argentina de transporte público

Como motorização MAN D08, esses dois Volksbus têm sistema EGR de tratamento de emissões, d…