Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

\"\"
 
Novas tecnologias em conectividade, abastecimento de energia e segurança, e exemplo de empreendedorismo acompanham as 81 equipes de universitários de engenharia, que construíram carros off road para disputar a 19ª Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. A Competição será realizada entre os dias 14 e 17 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), Piracicaba-SP.
 
As 81 equipes representam 68 instituições de ensino superior de 17 Estados brasileiros e Distrito Federal (DF). Em 2012 foram 71 equipes participantes.
 
Algumas novidades nas equipes, que testam agora os carros nas faculdades:
 
CONECTIVIDADE – Os veículos das equipes Poli Magnus e Poli Phantom, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP), possuem sistema de conectividade via internet. Com a utilização de um celular o motorista pode receber informações de sua rede social no painel do carro em movimento.
 
Os carros também possuem sistema de identificação do piloto. Apenas os habilitados conseguem ligar o carro, que tem armazenadas as preferências do motorista, como posição dos bancos e retrovisores. Os dois carros da Poli USP possuem câmera embarcada para aquisição de imagens, útil para testes.
 
ENERGIA SOLAR – Todo o sistema de eletrônica embarcada dos carros da Poli USP é alimentado por energia solar. O objetivo é economizar energia e diminuir as emissões de gases poluentes
 
SEGURANÇA – Participante desde 2010, a equipe ITA Baja, formada por 12 estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos, investiu numa tecnologia (quick-release), para soltura rápida do volante. Além de ser proporcionar mais conforto para o piloto entrar no carro, o sistema facilita a saída do veículo com rapidez em caso de acidentes.
 
EMPREENDEDORISMO – Estreante, a equipe Pantanal Baja MS, do Centro Universitário Anhanguera, de Campo Grande – Mato Grosso do Sul, investiu na facilidade de manutenção do sistema motor/transmissão. Toda a estrutura que sustenta o motor, a transmissão e a suspensão traseira é removível. Os parafusos foram instalados para facilitar a montagem e desmontagem do carro. Como se fosse uma empresa, a equipe visou a comercialização do sistema. Assim, os kits do sistema motor/transmissão/suspensão podem ser vendidos prontos para ser instalados na estrutura que o cliente desejar.
 
MENU INTERATIVO – Vice-campeã em 2012, a equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco, investiu num menu interativo no painel, que pode ser alterado pelo piloto. O carro possui sistema de telemetria, que captura informações do carro (temperatura do óleo, nível do fluído de freio, velocidade, aceleração e espaço percorrido) em tempo real.
 
FAROL AUTOMÁTICO – A equipe FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI desenvolveu um sensor que ascende automaticamente o farol no escuro. 
 
SENSOR DE COMBUSTÍVEL – Para evitar pane seca (falta de combustível), a equipe desenvolveu um sensor, que, por meio de uma luz que ascende no painel e no volante, avisa ao piloto que o combustível acabará em, aproximadamente, 15 minutos.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

e-Golf – o best-seller da Volkswagen em versão elétrica

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Nova geração do hatch elétrico of…