Eis o texto completo da carta enviada hoje pelo Chairman John Elkann a todos os empregados da FCA:
Caros colegas,
Conforme chegamos ao fim de 2020 – um ano diferente de todos os outros – também nos aproximamos rapidamente do dia em que começaremos nosso próximo capítulo, com a criação da Stellantis.
Como você sabe, foi concordado que Carlos Tavares se tornará o CEO da nova empresa e que Mike terá uma função fundamental no futuro sucesso da Stellantis.
A sintonia e o entendimento que Mike e Carlos mostraram desde o início – graças também a uma longa amizade profissional – foram fundamentais para cada etapa subsequente das discussões com o Groupe PSA, assim como serão para a nova empresa daqui em diante.
Mike defendeu o extraordinário potencial desta fusão que mudará o setor desde os primeiros dias e também definiu o tom para todo o grande trabalho que tem sido feito pelas equipes da FCA juntamente com nossos futuros colegas da PSA, desde antes do anúncio da fusão, há um ano, e até onde estamos hoje, precisamente doze meses depois.
Os desafios que enfrentamos como grupo em anos recentes foram mais duros do que nunca. Mike assumiu o controle da empresa sob as circunstâncias mais difíceis, com a cruel e prematura morte de Sergio, em julho de 2018, e nos tirou daqueles dias sombrios, liderando pelo exemplo. O ano seguinte, 2019, dificilmente pode ser descrito como tranquilo. Mas mesmo assim terminamos o ano selando nossa fusão histórica com o Groupe PSA e com outro conjunto de resultados muitos fortes. 2020, um ano que nenhum de nós poderia imaginar, exigiu que todos reinventássemos a forma como trabalhamos. Novamente, Mike tomou a frente, garantindo a sua proteção e a proteção do seu trabalho, permanecendo perto das comunidades e assegurando que a nossa empresa, com as contribuições de todos vocês, tenha alcançado os mais altos padrões.
O fato de nós, como FCA, estarmos entrando em uma nova e emocionante era de forma tão forte e robusta é um grande tributo a Mike e seu estilo de liderança, centrado na diversidade, no respeito e na colaboração – assim como é tributo para todos vocês e suas incríveis conquistas em toda a empresa. O desempenho anunciado para o terceiro trimestre foi realmente incrível. De fato, um recorde histórico para o grupo e para os resultados na América do Norte.
Talvez não surpreenda que, tendo liderado a profunda transformação e o excepcional desenvolvimento das marcas Jeep e Ram antes de se tornar nosso CEO, Mike tenha percorrido com tanta naturalidade o terreno tão irregular enfrentado nos últimos dois anos. De fato, tivemos a sorte de tê-lo como nosso CEO. Por isso, você entenderá o prazer que tenho ao informar que, assim que a fusão for concluída – espero que em breve no próximo ano –, Mike será convidado a assumir a função de Head of Americas, trabalhando junto com Carlos e continuando a nos trazer a sua grande experiência, energia e motivação para tornar a Stellantis a empresa extraordinária que todos sabemos que será.
Mike vai compartilhar suas próprias palavras com vocês no Town Hall de hoje, daqui a pouco, mas peço que você se junte a mim em agradecimento por sua liderança nos últimos dois anos e meio, parabenizando-o calorosamente por sua nova função.
John Elkann
Londres, 18 de dezembro de 2020
Foto: Reuters