A Cartilha do Ciclista, lançada pelo Ministério das Cidades, reúne informações sobre legislação, sinalização, diferentes vias que compõem a rede cicloviária e regras de circulação e segurança.
O objetivo é esclarecer e conscientizar ciclistas, condutores de veículos motorizados e pedestres sobre como manter uma convivência pacífica e harmônica no trânsito.
A publicação foi possível graças à parceria da Secretaria Nacional dos Transportes e Mobilidade de Urbana (Semob) do Ministério das Cidades com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A publicação apresenta duas novas sinalizações verticais e horizontais relacionadas à bicicleta para indicar circulação compartilhada de ciclistas, pedestres e motoristas.
 
Uma delas é a placa de regulamentação R-36c, que indica a circulação compartilhada de ciclistas e pedestre em calçadas, canteiros, passagens subterrâneas de pedestres, passarelas, trechos de via, pistas ou faixas de circulação.
A outra é o Símbolo Indicativo de Rota de Bicicleta (Ciclorrota) – SIR, que indica a existência de rota sinalizada para ciclistas. Além disso, a publicação apresenta informações sobre os itens e acessórios que aumentam a segurança do ciclista e dicas sobre como estacionar corretamente a bicicleta.
A publicação discorre ainda sobre os benefícios das bicicletas à saúde dos ciclistas e as melhorias na qualidade de vida, além de ser benéfica para o meio ambiente.
A cartilha está disponível, em formato PDF, no site do Ministério das Cidades www.cidades.gov.br/cartilhaciclista.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

BMW do Brasil disponibiliza abertura de porta pelo celular e smartwatch para Z4 e Série 1 M135i

BMW Digital Key para iPhone permite que os clientes da marca consigam abrir o carro pelo s…