Em 2011, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, deu início a um banco de dados com todos os recalls realizados no país a partir de 2002, disponível no http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall
Do total de 51 campanhas realizadas até agora em 2015, 20 foram em maio. O setor automobilístico foi o que mais apresentou problemas, 99,18% ou 19 recalls. O segmento de produtos infantis completa os chamamentos desse mês.
A maioria dos defeitos estão no sistema de airbag, que é item obrigatório desde 2014, e no sistema de combustíveis, com quatro casos cada, seguidos pelos problemas no sistema de tração (diferencial, câmbio, embreagem, eixo de transmissão, etc.), com três casos.
Recalls de 2015
Janeiro (06)
Fevereiro (09)
Março (10)
Abril (06)
Maio (20)
No mesmo período em 2014, foram divulgadas quatro campanhas de recall , três relacionadas a problemas com veículos e um de utensílio doméstico.
Balanço
No período de 2002 até maio de 2015, foram registradas 856 campanhas, das quais, 76,4% (654 recalls) estão relacionadas a problemas com veículos automotores.
Entre as campanhas do período, a Chevrolet lidera a lista com 56 recalls registrados. A Ford e a Mercedes-Benz ocupam respectivamente as próximas posições do ranking, com 49 e 44 registros. A maioria dos defeitos estão no sistema de freios (111 casos) e no sistema elétrico/eletrônico (109). Outros problemas frequentemente encontrados envolvem falhas no sistema de combustível, projeto e/ou fabricação, sistemas de direção, airbag e suspensão e amortecedores. Confira aqui a lista completa dos dez modelos, marcas e defeitos com maior número de campanhas de recall.
Entre os 23,6% restantes, constam outros produtos, tais como alimentos, bebidas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, de informática, infantis, beleza e higiene.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Programa de estágio da Hyundai tem vagas para São Paulo e Piracicaba

Prazo para se candidatar às vagas vai até 30 de novembro A Hyundai Motor Brasil está com i…