A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran) divulgou, nessa quinta-feira (19), o balanço da Operação Carnaval 2015, realizada na cidade de Luís Correia. A ação, que teve início no dia 13 de fevereiro, encerrou suas atividades na última quarta-feira (18), e buscou garantir a segurança de quem trafegava pelo litoral piauiense.
Os policiais abordaram 1.146 veículos, entre carros e motocicletas. Desta amostragem, resultaram 105 testes de alcoolemia, 22 autuações por infração de trânsito, 10 apreensões de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma apreensão de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). De acordo com o major Edwaldo Viana, comandante da CIPTran, dos testes de alcoolemia realizados no litoral, 84 deram negativo e nove pessoas se recusaram a fazer o teste e dois motoristas foram flagrados dirigindo embriagados. Não houve nenhum registro de acidentes e roubo de veículos na região.
 
Major Viana avalia como positivo o resultado da fiscalização, que também tinha como intuito orientar os condutores em relação às vias de melhor trafegabilidade para ter acesso às praias, garantindo fluidez no trânsito, ordem e segurança aos foliões. “O que percebemos é que quando a fiscalização é reforçada nestes feriados prolongados, o número de acidentes de trânsito tende a cair, por isso, que neste carnaval houve redução significativa neste segmento”, declara. As cidades de Floriano e Bocaina, onde a companhia estava presente, também não registrou nenhum acidente de trânsito.
Para o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão, o aumento das blitzen de fiscalização e educação de trânsito, a última realizada pela Escola Piauiense de Trânsito, durante o período do Carnaval, contribuíram para a redução da violência no trânsito e do número de infrações ao Código Brasileiro de Trânsito.
“A meta do Governo é reduzir os índices de acidentes, bem como incentivar o uso dos itens de segurança, como o uso do capacete pelos motociclistas, do cinto de segurança pelos motoristas e passageiros de carros e transitar na velocidade permitida. Juntamente com os parceiros, o Detran vai intensificar as blitzen em todo o Estado visando conscientizar a população da importância de se manter um comportamento seguro ao conduzir um veículo”, frisou Lobão.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Suzuki Jimny vem com novidades na linha 2022

Disponível em quatro versões, SUV traz atualizações estéticas e mantém o mesmo DNA 4×…