Na reta final do campeonato, trecho travado com desafios inéditos deram trabalho para os pilotos e navegadores

Um misto de percurso, que teve autódromo de terra, pedreira, canavial e areia. Essa foi a mistura perfeita para a etapa de Cordeirópolis (SP) da Mitsubishi no último sábado (28).

As duplas largaram na pista de terra do autódromo Valdemar Fragnani, que tem 2.000 metros de extensão com duas retas de 350m e 320m. Após, passaram por uma pedreira repleta de curvas com muita técnica e seguiram por trilhas em meio à plantações de cana-de-açúcar.

No ano que comemora 20 anos, a Mitsubishi Cup traz nomes que fazem parte da história e convidados para disputar a prova. Nesta etapa, a homenagem ficou para Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio, a dupla mais jovem a ter conquistado o título da temporada. Eles fizeram bonito e venceram a prova, desbancando os pilotos da categoria L200 Triton Sport R.

“Foi uma surpresa, muito legal poder voltar na Cup, ganhar nas três provas não podia ter sido melhor. É um campeonato que sempre tivemos excelentes resultados, fizemos temporadas incríveis vencendo a maioria das provas. A L200 Triton R é um carro muito legal, fácil de andar, me surpreendi. Bem divertido”, descreve o piloto. “Quem sabe no ano que vem tem mais”, promete Lucas, que acaba de conquistar o título geral do Rally dos Sertões, a maior prova off-road da América Latina. “Foi maravilhoso, não esperava. Fiz oito temporadas na Cup e já estava com saudade de estar aqui. É um dos campeonatos que mais gosto e onde comecei”, emociona-se Kaique.

Das duas pras quatro rodas

Também a cada etapa rivais históricos que fazem parte da história do automobilismo nacional são convidados para protagonizar disputas a bordo do ASX RS. Nesta etapa, duas lendas das duas rodas, Zé Hélio e Dimas Mattos.

O multicampeão Zé Hélio tem em seu currículo cinco vitórias no Rally dos Sertões, três participações no Dakar, além de inúmeros títulos brasileiros nas Motos. Mesmo assim, vem se aventurando nos carros e chegou a participar de duas temporadas da Mit Cup, em 2012 e 2013.

“É uma delícia, adoro a Mitsubishi Cup. É um campeonato feito com muita inteligência, porque consegue juntar a parte de corrida, que é o que a gente mais gosta, com conforto e ambiente para trazer a família. Uma junção de coisas que esse campeonato consegue fazer. A organização está de parabéns, não é a toa que perdura por 20 anos, muito feliz em estar nesse fim de semana junto com todo mundo”, destaca Zé Hélio, que ficou em segundo lugar na categoria.

Dimas Mattos tem mais de 30 anos de experiência em competições off-road, já participou 17 vezes do Rally dos Sertões, além de ter competido três vezes no Rally Dakar. Usando todo esse conhecimento, fundou a Brasil Moto Tour, empresa especializada em turismo sobre duas rodas, que leva os participantes a lugares paradisíacos pelo Brasil. Mas essa foi a primeira vez que ele disputou uma prova nos carros. “Fiquei muito feliz em receber o convite, foi fantástico, um sonho bem legal. A moto ajuda muito na leitura do terreno, mas de resto é tudo novo e foi fantástico, estou curtindo muito. Dá até vontade de passar a fazer provas de carro”, comenta.

Campeões do dia

Já com uma mão na taça do campeonato, Ricardinho Feltre e Ivo Mayer venceram mais uma na ASX RS Master. “A gente corre com alegria, um acreditando no trabalho do outro”, vibra o navegador. “A ansiedade é grande, o campeonato está afunilando e chegando na reta final. Estamos vindo de excelentes resultados e a estratégia é continuar acelerando muito e chegar no fim do ano para comemorar mais uma”, comenta Ricardinho.

“Foco, determinação e vamos pra cima. Cada prova é uma prova”, assim define o piloto Eder Benito que, ao lado de Fernando Abe, venceu na ASX RS. “Hoje deu tudo certo, manter o foco. Na próxima vamos mais forte ainda”, disse Fernando.

Na L200 Triton ER Master, Juliano Diener e Gunnar Dums vencem mais uma e se distanciam dos adversários. “Vamos tentar ganhar todas, estamos trabalhando pra isso. A etapa foi muito difícil na navegação, o navegador foi 200% hoje e estamos muito entrosados para conseguirmos atingir o objetivo. Chegar no topo é uma coisa, permanecer é outra. Temos que trabalhar, baixar a cabeça, acabou essa e vamos pro próximo”, explica o piloto.

Albano Junior e Breno Rezende foram os vencedores na L200 Triton ER. “Estamos na briga pelo campeonato, o Wellington da Costa ganhou três, nós ganhamos duas, mas temos mais duas etapas. Acho que vai dar para perturbar e dar um trabalhinho aí pra ele. Agora é minha vez de perturbar”, diverte-se Albano.

Embalados pela vitória no Rally dos Sertões, Wagner Roncon e Joselito Junior venceram na L200 Triton Sport RS. “Aumentou a distância para os adversários, mas vamos andar nas próximas pra ganhar do mesmo jeito. Queremos vencer em todas, não podemos descuidar, ainda dá pra acontecer muita coisa. No rali, só acaba quando chega”, destaca Wagner. “Tem que ganhar tudo, não faço conta de resultado. Não adianta jogar com regulamento, o importante é competir e a disputa está grande”, reforça o navegador.

Ao todo, a Mitsubishi Cup tem seis categorias: L200 Triton Sport R, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master, ASX RS, ASX RS Master e a novíssima L200 Triton Sport RS.

Os carros são preparados pela Mitsubishi Motors, única montadora na América Latina que tem uma linha de produção de veículos de corrida, e estão disponíveis para venda para os pilotos e equipes com condições especiais. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: yh@spinelliracing.com.br.

Próxima etapa

A próxima etapa da Mitsubishi Cup será inédita. A cidade de Americana (SP) recebe a prova pela primeira vez no dia 19 de outubro, na Fazenda Salto Grande.

Calendário Mitsubishi Cup 2019*
6ª etapa – 19 de outubro – Americana (SP) / Fazenda Salto Grande
7ª etapa – 23 de novembro – Mogi Guaçu (SP) / Autódromo Velo Città
* Datas e locais sujeitos à alterações.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Cerca de 80% dos Onix Plus envolvidos no recall já estão reparados

Devido ao feriado prolongado, diversas oficinas autorizadas da marca trabalharão em caráte…