Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara aprovou projeto de lei do deputado Covatti Filho (PP-RS) que cria um banco de dados nacional, administrado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com registro de veículos roubados e mantidos nos depósitos dos departamentos de trânsito (Detrans).
O relator do projeto (PL 4630/16), deputado Silas Freire (Pode-PI), recomendou a aprovação do substitutivo acolhido pela Comissão de Viação e Transportes, que analisou o projeto no final do ano passado.
Esta versão aproveita o projeto principal e o PL 4670/16, da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que tramita apensado. As duas propostas tratam da criação de um banco de dados de veículos roubados.
Registros obrigatórios
O substitutivo, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), determina a criação do Registro Nacional de Veículos em Depósito (Renaved) e do Registro Nacional de Veículos Roubados e Furtados (Renaverf). Os dois bancos de dados, com consulta livre pela internet, deverão conter, pelo menos, o código do Renavam do veículo, a placa, o Número de Identificação Veicular (NIV), a marca, o modelo, o ano e a cor, a data da recuperação e o local onde ele se encontra.
Para o relator, os bancos de informações beneficiam o cidadão. “A falta de um registro nacional, obrigatório e integrado, de recuperação de veículos gera problemas ao proprietário, o qual, muitas vezes, nem fica sabendo que seu veículo foi localizado”, disse Freire.
Ele enfatizou que em 2015 foram registrados 242.097 casos de roubo e 267.881 casos de furto de veículos em todo o território nacional. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2016.
Fonte: Agência Câmara Notícias
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Duplas da Mitsubishi Cup enfrentam muita lama na etapa de Cordeirópolis (SP)

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Passando por pedreira e por um au…