Filtros do ar e de combustível saturados podem elevar combustível

Manter o veículo em boas condições de uso, realizando avaliações periódicas, pode evitar o desperdício de combustível e, consequentemente, gastos desnecessários. “Diversos defeitos podem influenciar diretamente no desempenho do veículo e também aumentar o consumo de combustível, como falta de manutenção adequada dos filtros do combustível e ar”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Outro exemplo de falta de manutenção que pode elevar o consumo de combustível é o sistema de suspensão, mesmo quando em bom estado, se o veículo apresentar problemas relacionados a geometria pode aumentar o consumo de combustível além de acelerar o desgaste dos pneus., explica.

Alguns hábitos também podem mexer no bolso do motorista, como circular com excesso de peso e calibração de pneus inadequada. “Quanto mais peso, maior o esforço para o carro se movimentar. Já se a calibração do pneu estiver abaixo da recomendada, o consumo será mais alto.”, comenta.

A recomendação é fazer a manutenção preventiva para evitar rodar com o veículo desalinhado e ou peças comprometidas. “Nas avaliações periódicas, diversos itens relacionados à performance do veículo são checados, assim, é possível identificar falhas logo no início, o que, além de impedir o elevado consumo de combustível, evita gastos e paradas desnecessários com maiores reparos”, conclui.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Logo dos 20 anos da Nissan no Brasil foi escolhida pelos funcionários

Marca japonesa completa oficialmente duas décadas no país em outubro Em outubro, a Nissan …