A Peugeot Sport, divisão esportiva da marca d leão, anunciou o desenvolvimento de uma linha de veículos elétricos de série eficientes.

A Peugeot apresenta, em estreia mundial, no Salão de Genebra 2019, o frenético Concept 508 Peugeot Sport Engineered, que prefigura essa nova linha de produtos.

#UNBORINGTHEFUTURE é a promessa de um futuro a bordo de um PEUGEOT onde o tédio não tem vez. E como motorização eletrificada também pode ser sinônimo de puro prazer, parecia óbvio desenvolver uma linha dedicada à alta performance.

Desenvolvido pelos experientes engenheiros da Peugeot Sport, o Concept 508 Peugeot Sport Engineered é derivado do incrível sedã 508 Hybrid. Esse conceito de aliar alta performance à baixa emissão oferece um desempenho excepcional, além do incrível tratamento estilístico incisivo e esportivo.

“A eletrificação é uma oportunidade fantástica de desenvolver novas sensações de condução. Criamos uma neo-performance: novas energias, novos serviços, novos territórios, novos desafios a enfrentar… Puro prazer com emissões de apenas 49g de CO2/km !”, disse Jean-Philippe IMPARATO, Diretor Geral da Peugeot.

PEUGEOT SPORT INSIDE

A Peugeot já oferece desempenhos de alto nível em suas versões GT e GTi e, em breve, nos HYBRID e HYBRID4. O Concept 508 Peugeot Sport Engineered vai ainda mais longe. Ele prefigura o desenvolvimento de uma nova linha de produtos elétricos eficientes.

Com essa estratégia, a Peugeot demonstra que a eletrificação está na origem de uma neo-performance inteligente, que associa intensidade e eficiência.

O desenvolvimento dessa linha foi confiado à Peugeot Sport, que sempre acompanhou o desempenho da gama PEUGEOT, criando os modelos mais esportivos da Marca.

A Peugeot Sport é conhecida pelo seu time de competições internacionais de alta performance ou pelas equipes de competição destinada a clientes, especialmente com o 908 e o 3008 DKR, vencedores das 24h de Le Mans e do Dakar, respectivamente, ou ainda com os modelos 208 R2, 308 Racing-Cup e 308 TCR.

Esse know-how também pode ser visto nas ruas e estradas da Europa, pois foi a PEUGEOT SPORT quem desenvolveu os PEUGEOT RCZ-R (2013), 208 GTi 30th (2014) e 308 GTi by Peugeot Sport (2015).

Neste carro conceito, a PEUGEOT SPORT aproveitou a experiência adquirida com outros dois carros-conceito eletrificados, ambos pioneiros:

• o ultra eficiente 208 HYbrid FE (2013), que apresenta desempenho de GTi, com emissões e consumos inferiores aos do menor motor a combustão disponível na época. O modelo, que passou por várias otimizações, emitia apenas 46 g de CO2/km sem abrir mão do desempenho, passando de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos,
• o 308 R HYbrid Concept (2015), dono de um desempenho irrepreensível: potência acumulada de 500 cv, torque de 730 Nm e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.

O Concept 508 Peugeot Sport Engineered capitaliza estas conquistas, utilizando os mais recentes avanços tecnológicos para entregar um desempenho eficiente e um virtuosismo incomparável.
Potência tecnológica

Os engenheiros da Peugeot Sport associaram três motores (PureTech 200, elétricos de 110 cv na frente e 200 cv atrás), duas energias e tração nas quatro rodas, resultando em retomadas espetaculares com um torque máximo de 500 Nm. Essas características igualam o desempenho do Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED ao de um veículo dotado de um motor de combustão de 400 cv:

• 0 a 100km/h: 4.3 s
• Arrancada de 0 a 400 m: 12.5 s
• Arrancada de 0 a 1000 m: 23.2 s
• 80-120km/h : 2.5 s
• 80-180 km/h: 9.3 s
• Velocidade máxima: 250 km/h.

Esses desempenhos são obtidos com emissões de apenas 49g/km de CO2 (WLTP)!

A frenagem é adaptada a esses desempenhos, com discos dianteiros ventilados de 380 mm. Montados num anel de alumínio, eles são pinçados por quatro pistões (com diâmetro de 38 e 41 mm) que deslizam num estribo fixo.

O excelente chassi do novo 508 recebeu ajustes específicos (rebaixado, nova lei de amortecimento e bitolas mais largas de 24 mm na frente e 12 mm atrás), bem como uma direção ainda mais precisa, tudo isso para aumentar a eficiência e o prazer de conduzir.

Os pneus de alta performance são fabricados por nosso parceiro Michelin. O Concept 508 Peugeot Sport Engineered é equipado com o pneu Pilot Sport 4S com dimensões de 245/35 R20, escolhido em razão de seu grip, que amplia os limites da aderência.

“Vamos desenvolver a linha mais esportiva já vista na PEUGEOT! Era nosso sonho. Com a eletrificação, ele agora poderá ser realizado,” afiema Bruno FAMIN, Diretor Geral da Peugeot Sport.

O melhor dos dois mundos

Em total harmonia com a filosofia dessa nova linha de produtos eletrificados eficientes, o Concept 508 Peugeot Sport Engineered inaugura um universo multirregistros e multissensoriais.

O desempenho sem concessões vem somar-se às vantagens do híbrido recarregável. A bateria de 11,8 kWh proporciona uma real eficiência, permitindo deslocamentos em modo 100% elétrico até a velocidade de 50 km (WLTP).

Em modo Sport, a adição das potências térmica e elétrica é efetiva até 190 km/h, garantindo retomadas impressionantes em todas as circunstâncias!
Um prazer incrível com novos parâmetros de emissões de CO2.

Esportividade ampliada

Este conceito define uma nova esportividade e inova o tratamento estilístico da performance eletrificada by Peugeot sport.

O aerodinamismo foi trabalhado numa nova dimensão, gerando propostas surpreendentes e sofisticadas:

• utilizando a tecnologia de impressão 3D, a grade é afiada, com lâminas flutuantes que parecem prestes a cortar o ar. Sua implantação foi pensada nos mínimos detalhes e permite orientar o ar diretamente para o radiador,
• o para-choque dianteiro é mais esguio e possui grandes aberturas para melhor resfriar a mecânica,
• os flaps posicionados nas laterais do para-choque e na parte inferior da carroceria orientam eficazmente os fluxos de ar para reduzir o arrasto aerodinâmico,
• na altura dos vidros laterais traseiros, no local habitualmente reservado aos monogramas das versões GT Line e GT, novos winglets afilados aparecem no nível dos custodes,
• a traseira dispensa o aerofólio, para não atrapalhar o equilíbrio e a elegância do desenho original,
• o novo difusor, além de ser eficiente, acentua o aspecto robusto da traseira.

A carroceria é realçada pela escolha do “Gris Selenium (Cinza Selenium)”, a cor foi especialmente escolhida para o conceito que varia de acordo com a luz por causa de suas partículas peroladas.

Para contrastar, inserções “Kryptonite” introduzem um toque dinâmico e carismático, confirmando que o conceito pertence definitivamente a essa linha esportiva e moderna.

As rodas de alumínio de 20’’, além do estilo ultradinâmico, contribuem para o esfriamento eficaz dos freios. O acabamento gravado conjuga as cores Preto Onyx e Cinza Selenium com elegância esportiva. A calota agora vem em forma de estrela para cobrir totalmente os parafusos, oferecendo um detalhe inédito. As rodas proporcionam um vislumbre das pinças de freio com a inscrição Peugeot Sport Engineered na cor Kryptonite.

Manifestando uma forte personalidade, as inserções cromadas agora adotam a cor preto brilhante e o emblemático Leão, bem como os monogramas recebem o mesmo acabamento anodizado já visto no recente e-Legend Concept.

Símbolo de esportividade atemporal, os retrovisores têm capas de fibra de carbono.

“O Concept 508 Peugeot Sport Engineered exacerba o caráter radical do PEUGEOT 508 com a escolha de elementos aerodinâmicos inovadores. Este conceito reflete nossa visão de uma nova esportividade, onde a eficiência passa a ser a nova elegância”, diz Gilles VIDAL, Diretor de Estilo da Peugeot.

Um PEUGEOT i-Cockpit® feito para uma performance instintiva

Mais do que nunca o PEUGEOT i-Cockpit® favorece o desempenho e uma experiência de condução intuitiva: o volante compacto aumenta a agilidade enquanto o head-up display proporciona 100% de concentração e foco para a estrada.

Os novos bancos com sustentação “confort-fit” são recobertos de couro e Alcantara® com estofados nas cores Kryptonite e Preto Onyx. Cada componente do habitáculo é cuidadosamente moldado, incluindo o teto, as colunas do para-brisa, das portas e dos vidros laterais traseiros e revestidos com Alcantara®.

As mãos do condutor descansam no volante com aro e base achatados revestido de Alcantara® e elementos de fibra de carbono. Uma inserção na parte inferior reproduz os 3 traços PEUGEOT SPORT ENGINEERED, e a costura alterna as cores Kryptonite e Preto Onyx. Proporcionando uma nova experiência sensorial e visual, a alavanca de câmbio também ostenta uma peça de Alcantara®.

Igualmente revestidos por esse material nobre, os painéis internos das portas são perfurados e exibem células na cor Kryptonite, que se dissipam aos poucos até formar uma faixa uniforme sobre o painel de instrumentos, costurado com Kryptonite na parte superior. O console central recoberto com fibras de carbono e todo o conjunto confere ao interior uma esportividade elegante.

A imersão é garantida com o design específico 100% Kryptonite da tela HD sensível ao toque capacitiva de 10 polegadas e do painel digital frontal de 12,3 polegadas.

Nenhum detalhe foi esquecido: até a parte interna das maçanetas das portas exibem detalhes sutis de Kryptonite.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Empresas do Espítito Santo vão operar primeiro ônibus 100% elétrico da BYD

Veículo BYD tem 350km de autonomia e é pioneiro no segmento O primeiro ônibus elétrico par…