Home Dicas e Serviços Confira algumas tecnologias que auxiliam a condução

Confira algumas tecnologias que auxiliam a condução

Comentários desativados em Confira algumas tecnologias que auxiliam a condução

Da eletrônica embarcada à carroceria (que pode levar diversos tipos de materiais), a evolução das tecnologias é uma constante nos automóveis. E cada vez mais elas têm auxiliado o motorista a conduzir o veículo de maneira segura e eficiente. Já disponíveis nos carros à venda no Brasil, esses recursos são uma prévia do que vem por aí quando os automóveis autônomos se tornarem uma realidade em nossas vias. Confira a seguir quatro dessas tecnologias que já existem por aqui.

Piloto automático adaptativo

Esse dispositivo é uma evolução do piloto automático já conhecido, que registra uma velocidade e a mantém durante a viagem, acelerando ou desacelerando. No adaptativo, o veículo ainda tem a capacidade de identificar a distância do veículo à frente e também pode frear – e em algumas velocidades até parar totalmente o veículo – de modo a evitar uma colisão.

Assistente de permanência na faixa (lane keep assist)

É um dispositivo capaz de movimentar sozinho o volante quando o veículo sai de sua faixa de rolamento por distração do motorista ou quando o condutor não sinaliza a mudança de faixa. Vale lembrar que esse dispositivo não substitui a ação do motorista.

Detector de ponto cego

Sabe aquelas horas em que você vai mudar de faixa e não vê a motocicleta ao seu lado, quase causando um acidente? Provavelmente ela está no ponto cego do veículo, a área que o seu retrovisor não mostra – justamente a região na qual essa tecnologia atua. Graças a sensores ou câmeras instaladas em partes específicas do veículo, o detector informa o motorista sobre a presença de algum elemento no ponto cego e o indica por meio de luz indicadora ou alerta sonoro.

Monitoramento de pressão dos pneus

Por meio de sensores na roda ou no pneu e indicadores no painel, essa tecnologia indica ao motorista a pressão de ar de cada pneu. Qual a importância disso? Um pneu sem a pressão correta, além de dificultar a condução do veículo e fazer com que o carro não responda adequadamente às manobras, ainda tem influência na eficácia de recursos como o controle de estabilidade, prejudicando o desempenho e a segurança como um todo.

Fonte: CESVI BRASIL

Artigos Relacionados
Leia mais em Dicas e Serviços
Comentários estão fechados

Veja também

Fiat Pulse tem 4 mil unidades reservadas em 48 horas

Mediante sinal de R$ 3 mil, cliente pode iniciar a compra do primeiro SUV da Fiat O lançam…