É bastante comum ver pessoas que viajam para os mais diferentes lugares tendo o avião como meio de transporte e, quando chegam ao destino, ficam em dúvida se vale a pena locar um automóvel, comprar os pacotes de city tour ou se deslocar de táxi para conhecer as belezas que o local oferece.
Enquanto o serviço de táxi é caro e os city tours permitem pouca ou nenhuma maleabilidade nos roteiros, o aluguel de automóveis no Brasil já apresenta preços mais atrativos, proporciona maior versatilidade na hora de decidir a programação e ainda flexibiliza o tempo de permanência em cada atração.
“A locação de carros oferece uma experiência única, pois o viajante pode organizar seu próprio roteiro sem depender de horários, mas é importante se atentar para alguns cuidados”, salienta Vivian Almeida, gerente comercial da Rentcars.com.
Veja 10 pontos que requerem atenção do turista na hora de locar um carro, segundo a Rentcars.com.
1. Quem pode alugar um carro? No Brasil, a idade mínima é de 21 anos e com habilitação permanente há pelo menos dois anos. Há locadoras que aceitam condutores entre 18 a 21 anos, mas pode haver cobrança adicional.
2. Qual habilitação o viajante precisa ter? É necessário apresentar a carteira de habilitação do condutor equivalente à categoria do veículo.
3. Quem vai dirigir o carro? É importante cadastrar todos os motoristas que dirigirão o carro. Caso aconteça um acidente com uma pessoa não habilitada, o seguro pode se negar a assumir o sinistro.
4. Qual proteção devo contratar? O cliente pode optar pela proteção obrigatória (básica), caso esteja fazendo uma viagem econômica. Mas, para a própria segurança, a dica é optar pelo seguro total, que oferece cobertura para colisão, roubo, furto, incêndio e danos a terceiros, sem a necessidade de pagar franquias.
5. Quilometragem livre ou restrita? É importante verificar o plano de quilometragem – para viagens longas é mais vantajoso não limitar.
6. A locadora oferece cadeirinha? Se a viagem tiver crianças, não se esqueça de solicitar a cadeirinha adequada para cada idade. Pode haver cobrança extra.
7. Posso devolver o carro em local diferente do da retirada? Normalmente pode, mas é preciso verificar se existe a cobrança de taxa adicional.
8. Posso atrasar na hora de devolver o veículo? Normalmente não, mas há locadoras que permitem o atraso. É importante questionar a política da empresa eleita para a sua viagem.
9. Posso devolver o carro com tanque vazio? É possível, mas o preço cobrado pelo combustível normalmente não compensa. Então é melhor passar no posto e encher o tanque antes de devolver o carro.
10. Vistoria no veículo: Faça uma vistoria no veículo antes da retirada, pois avarias apresentadas no momento da entrega serão cobradas do locador.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

FCA apresenta promoções de Black Friday para suas marcas de lifestyle: fiatwear, Jeep Gear e Ram Store

fiatwear tem itens a partir de R$ 15,96 A FCA apresenta para essa Black Friday descontos i…