Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
As férias estão aí e dar uma última olhada no nível de óleo, pressão dos pneus e na altura do facho do farol são apenas alguns dos cuidados para se evitar problemas na estrada. Por isso, o CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elaborou algumas dicas de manutenção e preparação que todo motorista pode fazer para ter uma viagem tranquila.
Antes de pegar a rodovia é necessário avaliar e revisar itens básicos relacionados à mecânica e a parte elétrica do veículo. “Toda verificação preventiva deve analisar a situação dos pneus, sistemas de suspensão e de freio, se estendendo para itens ligados ao funcionamento do motor, como óleo lubrificante, sistema de arrefecimento, correias e tensionadores”, comenta Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI/MAPFRE.
Além de checar essas peças, o especialista elaborou um checklist de itens que podem ser examinados em casa: nível de óleo, água no reservatório do sistema de arrefecimento e correias, para identificar ressecamento. Além das palhetas limpadoras do para-brisa, que também podem ressecar, e, caso estejam quebradiças, devem ser substituídas.
Confira a lista de itens que devem ser verificados antes de pegar a estrada:
Pneus – É necessário verificar a pressão dos pneus e do estepe (sim, o estepe também precisa estar calibrado para a eventualidade de precisar usá-lo). Avalie se há desgaste ou danos. Com isso, será visível reconhecer se os pneus estão carecas – essa avaliação pode ser feita com o auxílio da referência chamada TWI (Tread Wear Indicator) presente em todo pneu, que aponta o limite de desgaste da banda de rodagem. Se necessário, faça a substituição dos pneus.
Equipamentos de troca do pneu – Vale conferir se o triângulo, macaco, chave de roda e estepe estão localizados conforme descrito no manual do veículo. Além disso, certifique-se de que o macaco esteja em funcionamento. Inspecione o triângulo e observe se o seu sistema de pé está em boas condições. A chave de roda também é um item muito importante, que deve sempre estar presente no veículo.
Sistemas de iluminação – Cheque o funcionamento de todas as lâmpadas de lanterna, dianteira e traseira, os faróis, incluindo o alto, luzes de freio, de seta e pisca-alerta. Não se esqueça de verificar a luz da placa do veículo também.
Freio – Veja o nível de fluido de freio no reservatório. Caso esteja muito abaixo da marcação máxima, confira se não há vazamento no sistema. Aproveite para identificar se o veículo apresenta algum problema durante as frenagens, como trepidações, inoperância no freio ou ruídos. Se houver algo assim, leve o veículo para uma oficina especializada.
Correias – Verifique se as correias estão com ressecamentos ou danos. Se houver algum desses problemas, faça a substituição.
Óleo e água do motor – Com o veículo parado no plano e com o motor desligado, verifique o nível de óleo do motor. Caso esteja baixo, complete até a marcação máxima da vareta, sempre com o óleo especificado pela montadora.
Aproveite o veículo no plano e verifique também o nível de água no sistema de arrefecimento. Caso necessário, complete até a marcação máxima contida no vaso de expansão.
Palhetas limpadoras do para-brisa – Verifique se as palhetas apresentam desgaste ou ressecamento. Se houver, faça a substituição por palhetas novas. E não se esqueça de verificar a água do limpador, com a adição de um pouco de detergente neutro.
Outros cuidados
• Tenha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a documentação do veículo em dia;
• Use sempre o cinto de segurança, inclusive nos bancos de trás;
• Transporte objetos de preferência no porta-malas e nunca obstrua o campo de visão do motorista com malas ou outros itens. Por isso, planeje sua viagem analisando o percurso a ser seguido, programando os pontos de parada para descanso e abastecimento, e também os valores e pontos de praças de pedágio do seu percurso.
Fonte: CESVI BRASIL
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Duplas da Mitsubishi Cup enfrentam muita lama na etapa de Cordeirópolis (SP)

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Passando por pedreira e por um au…