Home Dicas e Serviços Conheça indícios de falha no terminal de direção

Conheça indícios de falha no terminal de direção

Comentários desativados em Conheça indícios de falha no terminal de direção

Vibração, ruídos e folga na direção podem ser alguns dos sinais de desgaste no terminal de direção.

Responsáveis por realizarem a ligação entre as rodas e o braço axial ou barra de direção de um veículo, os terminais de direção são essenciais para ajudar a garantir a segurança do veículo. “Muitos motoristas queixam-se de barulho ou folga na direção, no entanto, identificar se é o terminal de direção que está comprometido ou se o ruído vem de outro componente é tarefa para especialista”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Segundo Silva, geralmente, quando há desgaste do terminal de direção os sinais mais comuns a surgirem são vibração, ruídos e folga na direção.

“Quando comprometido, o terminal de direção apresenta folga, ruido ou mesmo vibração da direção”, ressalta. Mas, é preciso ficar atento, pois a trepidação pode indicar também outros problemas, como falta de balanceamento de rodas, entre outros. O ideal é fazer também uma revisão completa no sistema de direção e suspensão.

Caso haja folga no terminal de direção, é recomendada a troca. “Além do desconforto ocasionado ao motorista, pode gerar outros danos e risco de acidente”, comenta Silva.

No momento da substituição é importante ficar atento com peças “parecidas”, cada veículo tem a peça que se encaixa perfeitamente no sistema. Para evitar erro na aplicação procure sempre pela indicação do catálogo do fabricante.

Lembrando que, após a substituição do terminal de direção, será necessário fazer alinhamento do veículo.

Artigos Relacionados
Leia mais em Dicas e Serviços
Comentários estão fechados

Veja também

Volkswagen anuncia atualizações remotas de software modelos ID.

Marca segue se transformando numa provedora de mobilidade orientada por software A Volkswa…