Órgão acata liminar que pede suspensão dos trâmites da nova placa; Rio de Janeiro, que já utiliza padrão, pode ter emplacamentos paralisados.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) anunciou a suspensão das novas placas do Mercosul, após acatar liminar do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª região), de Brasília (DF). O estado do Rio de Janeiro, que tinha sido o primeiro a adotar o sistema, terá de interromper a instalação.

Na sua deliberação, o Contran confirma que o motivo da decisão foi a liminar proferida pela desembargadora federal Daniele Maranhão Costa, há cerca de duas semanas, atendendo a uma ação judicial impetrada pela Aplasc (Associação das Fabricantes e Lacradoras de Placas Automotivas de Santa Catarina).

Em comunicado da assessoria de comunicação, o Contran informou que recorreu da decisão, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), e “aguarda no mérito ou em instância superior a possível mudança da decisão final”.

O órgão, porém, entende que a suspensão pode gerar prejuízos técnicos e econômicos ao país. “A medida acarreta a impossibilidade de novos emplacamentos e transferências de veículos no estado do Rio de Janeiro. Desde 2014, o poder público e a iniciativa privada se preparam para a adesão do Brasil ao sistema proposto pelo Bloco [Mercosul].”

Até então, o prazo para que todos os estados adotassem as novas placas, para o primeiro emplacamento ou casos de transferência, era até dezembro próximo. Também em nota, o Detran-RJ confirmou que acatará a decisão, mas informa que recorrerá judicialmente.

Causas

De acordo com a decisão da desembargadora do TRF-1, na resolução que implementou as placas Mercosul, o Denatran ficaria responsável por credenciar as fabricantes de placas, mas o Código de Trânsito estabelece que tal função é dos Detrans. Além disso, conforme a decisão, o modelo de placa foi adotado antes que o sistema de consultas e troca de informação das novas placas fosse implantado.

Fonte: Agência CNT de Notícias

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Suzuki Jimny vem com novidades na linha 2022

Disponível em quatro versões, SUV traz atualizações estéticas e mantém o mesmo DNA 4×…