Não importa seu destino. Para muitos, o destino pode estar a milhares de quilômetros ou a poucos minutos no trânsito urbano. Essas distâncias podem ser percorridas de uma forma mais tranquila quando o carro é equipado com o ACC – Adaptive Cruise Control (controle de velocidade de cruzeiro adaptativo). Esse sistema inteligente de controle de velocidade de cruzeiro, também chamado de “piloto automático”, freia e acelera automaticamente. A Volkswagen oferece esse “sistema antiestresse” para cinco modelos de sua linha no mercado nacional: Golf, Golf Variant, CC, Novo Passat e Touareg.
ACCessas são as iniciais de Adaptive Cruise Control. “Adaptive”, ou “adaptativo” se refere ao fato do sistema se adaptar automaticamente ao fluxo do tráfego. O ACC funciona por meio de um sistema de radar. Um sensor fica localizado no meio da parte dianteira e registra a distância e velocidade relativa do veículo à frente – quando ele freia, o Volkswagen também reduz a velocidade. O mesmo acontece com a aceleração. E, ao mesmo tempo, o carro mantém constante a distância mínima desejada.
Uma outra parte do sistema ACC é o sistema de monitoramento do ambiente de tráfego Front Assist. Essa combinação reduz muito o risco de causar uma colisão traseira e, dessa forma, aumenta a segurança.
 
Como ocorre no controle de velocidade de cruzeiro (também chamado de “piloto automático”) tradicional, o motorista simplesmente regula a velocidade desejada. Para os veículos da Volkswagen com câmbio manual, isso é possível para velocidades a partir de 30 km/h. Com câmbio automático ou DSG, por outro lado, é possível selecionar a velocidade desejada desde a inércia. Em caso de trânsito intermitente, “para-e-anda”, o carro volta a andar novamente de forma automática. Além disso, dentro de certos limites, o motorista pode estabelecer a distância a ser mantida do tráfego à frente.
Uma coisa é certa: quem já usou o ACC não quer mais dirigir sem ele, pois o sistema torna a condução mais relaxante e segura.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Ford Fund doa 9.000 máscaras para comunidades de São Paulo em projeto que gera renda para costureiras

Em parceira com a Aldeias Infantis SOS Brasil, a iniciativa faz parte do projeto Costura S…