Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Pensando na segurança das pessoas, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) descreve que o transporte de crianças no automóvel deve ser realizado no banco traseiro até elas completarem os 10 anos de idade, e sempre utilizando os dispositivos de retenção adequados para cada idade.
Mas e quando o veículo não possui banco traseiro? Como levar as crianças respeitando as leis de trânsito?
De acordo com a Resolução 277 do CONTRAN, para veículos que não contenham banco traseiro – como as picapes de cabine simples –, o transporte de crianças com até 10 anos de idade poderá ser realizado no banco dianteiro. Mas sempre utilizando o dispositivo de retenção adequado e com algumas ressalvas.
Esses dispositivos de segurança são:
Bebê-conforto: Esse dispositivo de segurança deve ser utilizado para o transporte de crianças com até 1 ano de idade.
OBS.: Na utilização do dispositivo de retenção infantil tipo “bebe conforto” no banco dianteiro, é importante a desativação do airbag do passageiro, evitando que haja agravamento dos ferimentos nas crianças em caso de deflagração de airbag proveniente de um impacto. Verifique o manual do veículo para identificar como realizar essa desativação enquanto estiver transportando crianças no “bebe conforto”. Caso o veículo não possua a desativação do airbag do passageiro, o bebe conforto não deve ser instalado no banco dianteiro.
Cadeirinha: Crianças com idade entre 1 e 4 anos deverão utilizar esse dispositivo de segurança.
OBS.: Na utilização desse dispositivo no banco dianteiro, esse não deve conter bandejas, pois esses acessórios podem agravar ferimentos em caso de colisão quando o veículo for equipado com airbag frontal.
Assento de elevação: Utilizados por crianças de 4 a 7,5 anos.
As crianças com idade superior a 7,5 anos podem utilizar o cinto de segurança do automóvel, sem a utilização de outros dispositivos de retenção, mas atente-se a estatura da criança e nunca deixe o cinto de segurança muito próximo do pescoço.
OBS.: Caso utilize assento de elevação no banco dianteiro, recomenda-se que posicione o banco na última posição, deixando o banco o mais afastado possível do painel do veículo equipado com airbag.
Quem não cumprir essas regras está sujeito a penalidade de:
• Infração gravíssima com 7 pontos na CNH.
• Multa no valor de R$ 293,47.
• Retenção do veículo até a regularização.
IMPORTANTE – Se a quantidade de crianças com idade inferior a 10 anos ultrapassar a capacidade de lotação do banco traseiro, a criança de maior estatura pode ser transportada no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança do veículo ou dispositivo de retenção adequado.
Fonte: CESVI BRASIL
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Saiba como economizar até 15% de combustível

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.O preço do combustível subiu mais…