A Goodyear, uma das principais fabricantes de pneus e fornecedora oficial da Nascar, alerta sobre cuidados que o motorista deve ter durante o verão, estação do ano que apresenta temperaturas elevadas e que conta com mudanças rápidas nas condições de tempo (chuva forte, queda de granizo e ventos com alto índice de velocidade).
Nas rodovias, uma ocorrência frequente em épocas chuvosas é a aquaplanagem, uma ação que consiste na perda de contato entre um veículo e o asfalto, em virtude do acúmulo de água sobre o piso. Quando isso ocorre, o motorista perde o controle do automóvel, não consegue freá-lo ou direcioná-lo. Para diminuir as probabilidades desta ocorrência há algumas dicas simples, mas que são essenciais.
Inicialmente, os pneus devem estar em boas condições de uso, com os sulcos dentro da especificação determinada, isto é, sulco maior que 1,6 mm. Essas ranhuras nos pneus são as responsáveis pelo escoamento da água. Mas como verificar isso? Basta colocar uma moeda de um real no desenho da banda e ver se a parte dourada, que tem 1,6 mm, fica escondida ou não. Quanto menor esses sulcos, menor a capacidade de drenar a água, e consequentemente, maior o risco de o veículo derrapar ou perder o controle. Os pneus largos, por exemplo, precisam mover mais água, portanto o risco de deslizar é maior se comparado aos mais finos.
Outra dica para evitar a aquaplanagem é reduzir a velocidade ao perceber grande quantidade de água no asfalto. Já quando o veículo perde o contato com o solo, a recomendação é não frear bruscamente e nem virar o volante.  O ideal nessas condições é parar de acelerar o carro e segurar o volante em linha reta para garantir que as rodas estejam sempre no traçado.
O período também é propício para enchentes. Neste caso, o motorista deve redobrar a atenção antes de sair e verificar se no seu percurso estão áreas mais propensas à alagamentos. Em São Paulo, por exemplo, a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – alerta com placas os locais com maior risco de alagamentos. Outro recurso é se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil, que informam aos usuários por meio de mensagens de texto no celular sobre riscos de desastres naturais.
Na página da Goodyear há uma seção com dicas de manutenção e de segurança (http://goodyear.com.br/automoveis/duvidas). Veja outras indicações:
1 – Limpador de para-brisas: O item é um dispositivo que serve para manter a transparência do para-brisas, em caso de chuva, eliminando o excesso de água através de escovas de borracha, fixadas a suportes metálicos com movimento de vaivém. Com isso, é fundamental que o motorista verifique as palhetas e se o motor elétrico do sistema está funcionando, principalmente nesta época do ano. 
2 – Sistema de ventilação: Boa visibilidade é crucial. O processo de desembaçar o para-brisa é feito pelo sistema de ventilação forçada do carro. Se o automóvel tiver ar-condicionado, é ideal que o motorista o ligue na velocidade máxima e na temperatura mais fria, pois o ar frio vai retirar toda a umidade do vidro e melhorar a visibilidade. Na ausência do item, a melhor opção é usar o ar quente, que faz as gotículas condensadas evaporarem. Quando o carro não conta com nenhum destes recursos, o motorista deve usar um pano bem limpo. Atenção: Nunca utilize a mão para tentar desembaçar o vidro, pois a ação mistura a gordura da mão com a água, piorando a situação.
3 – Mantenha distância. Em geral, é necessária uma distância maior para frear em superfícies molhadas e escorregadias. Por isso é importante não ficar muito próximo dos veículos à frente. Certifique-se também de que os faróis, luzes traseiras, luzes de freio e pisca-piscas do veículo estejam funcionado bem.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Você sabe qual a melhor maneira de transportar seu cachorro em viagens?

*Por René Rodrigues Júnior Dezembro é o mês das festas, das confraternizações, do verão e …