Supervisionado pelo chefe de Design Peter Schreyer, sedã ganha status de veículo esportivo mais potente da história da Kia e marca novo posicionamento da marca no mercado automotivo.

Com uma série de prêmios da mídia automotiva mundial, incluindo os prestigiados Red Dot Awards e o iF Design de 2018, o Stinger GT chega ao mercado brasileiro com o status de veículo esportivo mais potente da história da Kia. Equipado com os mais modernos itens em tecnologia, segurança e conforto, o sedã esportivo consolida o processo de evolução da marca sul-coreana ao apresentar luxo, estilo e desempenho únicos.

As primeiras vinte unidades colocadas à venda no Brasil fazem parte de uma edição especial, numerada, denominada “Launch Edition by Fittipaldi”, com identificação no painel, e acompanham placa especial oficializando a edição, assinada pelo próprio bicampeão mundial de Fórmula 1. Contratado pela Kia Motors Corporation para estrelar o filme de lançamento do Stinger GT nos EUA, Emerson Fittipaldi também apadrinha a chegada do sedã ao Brasil, ressaltando as características esportivas do veículo.

Equipado com motor V6, de 3.3 litros, biturbo, com 370 cv de potência, o Stinger GT possui nova transmissão automática sequencial de oito velocidades, controle de torque vetorial AWD (All-Wheel Drive), suspensão eletrônica com ajuste de altura do amortecedor e freios Brembo™, entre outros itens que equipam somente veículos esportivos Premium.

Evolução do carro conceito que o inspirou, apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2011, o projeto do Stinger GT foi supervisionado por Peter Schreyer, chefe de Design e presidente da Kia Motors Corporation, e sua equipe de designers em Frankfurt. Acompanhado do seu grupo de engenheiros, o diretor de testes de veículos de alto desempenho da Kia, Albert Biermann, cuidou do desenvolvimento da condução no autódromo Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.

Mas o que caracteriza o Stinger GT como um Gran Turismo? Esta questão foi a base de uma longa jornada, que começou quando o conceito GT foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2011. Embora cada centro de design da Kia tenha um propósito, o veículo foi considerado por muitos como algo fora do padrão da empresa, como algo além de um sonho para uma marca conhecida pela produção automotiva de volume. Mas o GT provocou uma revolução dentro da montadora, de modo que, nos anos seguintes, superou a fantasia e se transformou em realidade.

“O Stinger GT tem tudo o que se espera de um esportivo genuíno, com design ousado e marcante. É um sedã potente, tecnológico e extremamente luxuoso, com o equilíbrio perfeito de dirigibilidade e conforto”, destaca José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. “Este lançamento simboliza uma nova fase da marca em todo o mundo, sobretudo no mercado brasileiro”.

Motorização – Sob o capô longo e esculpido, duas turbinas estão disponíveis para oferecer uma sensação de aceleração emocionante, mesmo a partir de baixas velocidades.

O veículo esportivo mais potente da história da Kia possui motor V6, Lambda II, de 3.3 litros, GDI biturbo, à gasolina, que entrega até 370 cavalos de potência a 6.000 rpm e oferece torque de 52 kgm a 1.300-4.500 rpm. O sedã vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge velocidade máxima de 270 km/h.

Com uma nova geração de transmissão automática de oito velocidades, o Stinger GT proporciona mudanças de marcha suaves e rápidas, por meio da alavanca equipada com a tecnologia e-shift, além de maximizar a eficiência energética. Borboletas situadas atrás do volante (paddle shift) garantem uma condução ainda mais esportiva.

Design – Transformar um carro conceito em um veículo de série não é uma tarefa simples. Não foi à toa que Schreyer escolheu o estúdio de design da Kia em Frankfurt como o berço do Stinger GT. “As prioridades foram o luxo, o conforto e o estilo”, diz Gregory Guillaume, chefe de Design da Kia Motors Europe. “O Stinger GT se concentra na experiência e na paixão pelo automóvel”.

No interior do esportivo, destaque para um espaço dedicado ao prazer de dirigir, enquanto os demais ocupantes viajam de forma luxuosa e confortável. O couro Nappa ultrassuave cobre os assentos com contornos profundos, e os bancos dianteiros possuem células de ar no encosto, além de estofamento para total comodidade. Um painel completo cria um plano horizontal forte para o motorista conduzir com facilidade. O console central é intuitivamente dividido em duas áreas específicas: os controles de informações e entretenimento se posicionam perfeitamente sob uma grande tela colorida sensível ao toque de 8”, enquanto os controles de clima e ventilação estão localizados abaixo.

Condução – Os 2.905 mm de distância entre-eixos do Stinger GT são mais longos do que outros veículos do segmento Premium, permitindo acomodação espaçosa a seus ocupantes. O porta-malas, de 660 litros, também é maior do que muitos de sua categoria, com espaço suficiente para bagagens completas, e também dispõe de uma porta elétrica com funcionalidade Smart Trunk.

A carroceria construída com 55% de aço de alta resistência permite ao Stinger GT ter uma base ultrarrígida, que também ajuda a reduzir o NVH (Noise, Vibration & Harshness) e, portanto, uma cabine silenciosa. As suspensões dianteira tipo MacPherson e traseira tipo Multi-link foram ajustadas para fornecer respostas ideais. Sempre reagindo de forma prévia às ações do motorista, de acordo com as condições da estrada e do estilo de condução, o Stinger GT pode ser ajustado para responder com mais agilidade, uma vez que o sistema suaviza

Conveniência e Tecnologia Avançada – Oferecer itens de luxo e características inovadoras já se tornou parte do DNA da Kia e o Stinger GT dá continuidade a esta tradição. Os vários sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) operam em conjunto para transformar a condução do veículo em uma experiência única, com mais segurança e comodidade.

Para estacionar com segurança e confiança, os sensores ultrassônicos do Stinger GT informam a existência de obstáculos ou pedestres na frente e atrás do veículo. Já a função Blind-Spot Colision Warning (BCW) sinaliza a presença de outro veículo no ponto cego do motorista, inclusive durante as mudanças de pista.

O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) monitora a área situada atrás do veículo ao sair de ré de uma vaga de estacionamento, alertando o motorista com um aviso sonoro caso seja detectado algum tráfego cruzado.

No Stinger GT, versão topo de linha, o sistema de áudio premium Harman / Kardon™ projeta 720 watts por meio de um amplificador externo para proporcionar músicas perfeitamente nítidas. Com 15 alto-falantes e os primeiros subwoofers montados sob os assentos do condutor e do passageiro, o sistema conta com a tecnologia patenteada Clari-Fi™ e está equipado com o sistema de som surround QuantumLogic™ de última geração, que extrai sinais da gravação original e os redistribui em um cenário de som autêntico e multidimensional claro, refinado e cheio de detalhes.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Emplacamentos de veículos crescem 12,73% em janeiro de 2019

O mercado de implementos rodoviários apresentou, em janeiro, crescimento de 83,65% sobre i…