Supervisionado pelo chefe de Design Peter Schreyer, sedã ganha status de veículo esportivo mais potente da história da Kia e marca novo posicionamento da marca no mercado automotivo.

Com uma série de prêmios da mídia automotiva mundial, incluindo os prestigiados Red Dot Awards e o iF Design de 2018, o Stinger GT chega ao mercado brasileiro com o status de veículo esportivo mais potente da história da Kia. Equipado com os mais modernos itens em tecnologia, segurança e conforto, o sedã esportivo consolida o processo de evolução da marca sul-coreana ao apresentar luxo, estilo e desempenho únicos.

As primeiras vinte unidades colocadas à venda no Brasil fazem parte de uma edição especial, numerada, denominada “Launch Edition by Fittipaldi”, com identificação no painel, e acompanham placa especial oficializando a edição, assinada pelo próprio bicampeão mundial de Fórmula 1. Contratado pela Kia Motors Corporation para estrelar o filme de lançamento do Stinger GT nos EUA, Emerson Fittipaldi também apadrinha a chegada do sedã ao Brasil, ressaltando as características esportivas do veículo.

Equipado com motor V6, de 3.3 litros, biturbo, com 370 cv de potência, o Stinger GT possui nova transmissão automática sequencial de oito velocidades, controle de torque vetorial AWD (All-Wheel Drive), suspensão eletrônica com ajuste de altura do amortecedor e freios Brembo™, entre outros itens que equipam somente veículos esportivos Premium.

Evolução do carro conceito que o inspirou, apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2011, o projeto do Stinger GT foi supervisionado por Peter Schreyer, chefe de Design e presidente da Kia Motors Corporation, e sua equipe de designers em Frankfurt. Acompanhado do seu grupo de engenheiros, o diretor de testes de veículos de alto desempenho da Kia, Albert Biermann, cuidou do desenvolvimento da condução no autódromo Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.

Mas o que caracteriza o Stinger GT como um Gran Turismo? Esta questão foi a base de uma longa jornada, que começou quando o conceito GT foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2011. Embora cada centro de design da Kia tenha um propósito, o veículo foi considerado por muitos como algo fora do padrão da empresa, como algo além de um sonho para uma marca conhecida pela produção automotiva de volume. Mas o GT provocou uma revolução dentro da montadora, de modo que, nos anos seguintes, superou a fantasia e se transformou em realidade.

“O Stinger GT tem tudo o que se espera de um esportivo genuíno, com design ousado e marcante. É um sedã potente, tecnológico e extremamente luxuoso, com o equilíbrio perfeito de dirigibilidade e conforto”, destaca José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. “Este lançamento simboliza uma nova fase da marca em todo o mundo, sobretudo no mercado brasileiro”.

Motorização – Sob o capô longo e esculpido, duas turbinas estão disponíveis para oferecer uma sensação de aceleração emocionante, mesmo a partir de baixas velocidades.

O veículo esportivo mais potente da história da Kia possui motor V6, Lambda II, de 3.3 litros, GDI biturbo, à gasolina, que entrega até 370 cavalos de potência a 6.000 rpm e oferece torque de 52 kgm a 1.300-4.500 rpm. O sedã vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge velocidade máxima de 270 km/h.

Com uma nova geração de transmissão automática de oito velocidades, o Stinger GT proporciona mudanças de marcha suaves e rápidas, por meio da alavanca equipada com a tecnologia e-shift, além de maximizar a eficiência energética. Borboletas situadas atrás do volante (paddle shift) garantem uma condução ainda mais esportiva.

Design – Transformar um carro conceito em um veículo de série não é uma tarefa simples. Não foi à toa que Schreyer escolheu o estúdio de design da Kia em Frankfurt como o berço do Stinger GT. “As prioridades foram o luxo, o conforto e o estilo”, diz Gregory Guillaume, chefe de Design da Kia Motors Europe. “O Stinger GT se concentra na experiência e na paixão pelo automóvel”.

No interior do esportivo, destaque para um espaço dedicado ao prazer de dirigir, enquanto os demais ocupantes viajam de forma luxuosa e confortável. O couro Nappa ultrassuave cobre os assentos com contornos profundos, e os bancos dianteiros possuem células de ar no encosto, além de estofamento para total comodidade. Um painel completo cria um plano horizontal forte para o motorista conduzir com facilidade. O console central é intuitivamente dividido em duas áreas específicas: os controles de informações e entretenimento se posicionam perfeitamente sob uma grande tela colorida sensível ao toque de 8”, enquanto os controles de clima e ventilação estão localizados abaixo.

Condução – Os 2.905 mm de distância entre-eixos do Stinger GT são mais longos do que outros veículos do segmento Premium, permitindo acomodação espaçosa a seus ocupantes. O porta-malas, de 660 litros, também é maior do que muitos de sua categoria, com espaço suficiente para bagagens completas, e também dispõe de uma porta elétrica com funcionalidade Smart Trunk.

A carroceria construída com 55% de aço de alta resistência permite ao Stinger GT ter uma base ultrarrígida, que também ajuda a reduzir o NVH (Noise, Vibration & Harshness) e, portanto, uma cabine silenciosa. As suspensões dianteira tipo MacPherson e traseira tipo Multi-link foram ajustadas para fornecer respostas ideais. Sempre reagindo de forma prévia às ações do motorista, de acordo com as condições da estrada e do estilo de condução, o Stinger GT pode ser ajustado para responder com mais agilidade, uma vez que o sistema suaviza

Conveniência e Tecnologia Avançada – Oferecer itens de luxo e características inovadoras já se tornou parte do DNA da Kia e o Stinger GT dá continuidade a esta tradição. Os vários sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) operam em conjunto para transformar a condução do veículo em uma experiência única, com mais segurança e comodidade.

Para estacionar com segurança e confiança, os sensores ultrassônicos do Stinger GT informam a existência de obstáculos ou pedestres na frente e atrás do veículo. Já a função Blind-Spot Colision Warning (BCW) sinaliza a presença de outro veículo no ponto cego do motorista, inclusive durante as mudanças de pista.

O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) monitora a área situada atrás do veículo ao sair de ré de uma vaga de estacionamento, alertando o motorista com um aviso sonoro caso seja detectado algum tráfego cruzado.

No Stinger GT, versão topo de linha, o sistema de áudio premium Harman / Kardon™ projeta 720 watts por meio de um amplificador externo para proporcionar músicas perfeitamente nítidas. Com 15 alto-falantes e os primeiros subwoofers montados sob os assentos do condutor e do passageiro, o sistema conta com a tecnologia patenteada Clari-Fi™ e está equipado com o sistema de som surround QuantumLogic™ de última geração, que extrai sinais da gravação original e os redistribui em um cenário de som autêntico e multidimensional claro, refinado e cheio de detalhes.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Táxis podem circular nos corredores exclusivos para ônibus em Teresina

Circulação dos táxis nos corredores foi considerada positiva É permitido aos táxis de Tere…