O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, por meio da Diretoria de Habilitação, divulgou o novo calendário do mutirão de exames práticos da banca 01 de direção veicular para a retirada da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou adição de categoria, para os candidatos que residem no interior do estado. O cronograma compreende os meses de julho, agosto e setembro, com capacidade para realizar até 400 provas por dia.
 
A banca inicia as atividades no dia 06 de julho em Parnaíba e encerra as aplicações no dia 29 de setembro, na cidade de Picos. Os testes também serão realizados em Floriano e Piripiri.
 
Sandro Alves, diretor de Habilitação do Detran, explica que o mutirão de exames práticos tem sido importante para desafogar as demandas existentes no estado, de forma a promover marcações de provas no tempo mais rápido possível.
 
“O cronograma da banca 01 é fixo para essas quatro cidades, por conta da grande demanda na região. Mas cada dia, novas pessoas procuram se habilitar, por conta disso, o sistema acaba criando acúmulos e, criamos a banca 02, para solucionar e agilizar esses processos. Ela é montada de acordo com a quantidade de entrada de processos das cidades que possuem Centro de Formação de Condutores (CFC) ou dos municípios próximos”, explica o diretor.
 
Alves destaca que as bancas itinerantes têm facilitado a obtenção da primeira habilitação, além de proporcionar, ao candidato, comodidade por ter a oportunidade de fazer o teste em sua cidade ou cidade vizinha sem precisar se deslocar à capital. “O agendamento para a realização da prova estará disponível 15 dias antes da chegada da banca examinadora na cidade”, pontua Sandro.
 
A banca 02, com capacidade de realização para 100 testes diários, segue o cronograma já estabelecido, aplicando testes nos dias 23 de junho em Corrente. Em são Raimundo Nonato, os exames serão realizados entre 04 e 07 de julho, seguindo para a cidade de Barras nos dias 11, 12, 13 e 14, encerrando as atividades em Paulistana, nos dias 18, 19, 20 e 21 de julho.
 
As bancas itinerantes que seguem as normas da resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 14 de dezembro de 2004, são compostas por 42 examinadores e cinco secretárias, designados, conforme legislação, pelo diretor-geral do Detran, Arão Lobão.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Porsche atinge recorde de veículos entregues em um mesmo ano no Brasil

A Porsche entregou 2.130 automóveis no mercado brasileiro nos primeiros nove meses de 2020…