O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realiza, no próximo sábado (13), o segundo leilão de veículos e sucatas do ano de 2015. Serão leiloados 190 lotes, sendo a maioria motocicletas. Os interessados poderão fazer uma vistoria nos lotes, das 8h30 às 17h30, na Vip Leilões, localizada na Avenida Dr. Josué de Moura Santos, 1111, bairro Pedra Mole. O arremate acontece a partir das 9h30.
O leilão ocorre por conta da falta de regularização dos proprietários que tiveram seus veículos apreendidos nas blitzen que ocorrem em toda a cidade. Para que seja efetuada a retirada do depósito, o proprietário deve quitar os débitos existentes, sejam eles de IPVA, multas, taxas de licenciamento, além das despesas de remoção e depósito e de seguro obrigatório. “O proprietário que possui seu veículo apreendido deve se direcionar ao órgão para regularizar sua situação até um dia antes do leilão. Nossa intenção é sempre incentivar a regularização”, esclarece Carlos Cordeiro, presidente da Comissão de Leilão do Detran-PI.
 
Está apto a participar do leilão qualquer pessoa física ou jurídica, portadora de documento de identidade, CPF ou CNPJ e que não possua restrição judicial. Os documentos deverão ser apresentados em cópia e original ao leiloeiro para confronto e autenticação. Os candidatos devem se inscrever e realizar o pagamento de um caução no valor de R$ 1.000,00, por meio de cheque ou depósito bancário. Caso o participante não arremate nenhum lote, esse valor será restituído.
Os lotes disponibilizados para o leilão também poderão ser arrematados virtualmente. “Para participar na modalidade online, o interessado deverá se cadastrar no site www.vipleiloes.com.br, para estar apto a realizar os lances no dia do evento”, afirma Carlos Cordeiro.
A quantia arrecadada no evento será utilizada para quitar a dívida do veículo junto ao Detran, já que os novos proprietários o recebem livre de multas e as taxas de licenciamento relativas a anos anteriores são anistiadas pelo órgão. “O valor inicial é definido pela comissão e pelo leiloeiro. Quanto melhor o estado de conservação do veículo, maior será o lance inicial”, ressalta o presidente da Comissão de Leilão.
Os bens arrematados podem ser retirados até 30 dias após a data de emissão do Termo de Quitação e Liberação de Lote, fornecido pelo leiloeiro. Os arrematantes de veículos com placas vencidas deverão arcar ainda com as seguintes despesas: seguro total, IPVA proporcional aos meses restantes e transferência de propriedade. Já os arrematantes de veículos com placas não vencidas deverão efetuar o pagamentos somente da transferência de propriedade e seguro.
Os lotes podem ser vistoriados no depósito da Vip Leilões até o dia 12 de junho, das 8h30 às 17h30.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …