Responsáveis por atritar com discos durante as frenagens, desacelerando, assim, parcialmente o veículo até sua parada, as pastilhas de freio são peças constituintes de sistemas de freios a disco, nas quais, em sua maioria, são compostas por materiais de fricção, reforço metálico e, conforme projeto, acessórios – sensores, cabos, chapas antirruídos etc.

A troca usual dá-se pelo fim da vida útil das pastilhas, que ocorre quando seu material de fricção chega à espessura igual ou inferior a dois milímetros. Uma outra forma de observar seu momento de troca é quando o usuário percebe que houve uma redução da eficiência do sistema. Sendo assim, deve-se procurar um profissional de confiança para que uma análise mais detalhada do conjunto seja feita.

De acordo com Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, o método mais comum para identificar se os itens estão desgastados é o visual ou por meio de medição deles. “Peças equipadas com indicadores de desgaste facilitam a indicação de troca, pois os mecânicos geram ruído característico ao tocarem no disco e os elétricos mostram no painel de instrumentos essa necessidade” conta. Para aumentar a durabilidade das pastilhas de freio, Silva explica que, primeiramente, sempre que substituir as pastilhas deve-se observar o estado dos discos de freio, pois estes, apresentado estados de conservação inadequados, podem comprometer sua vida útil.

Em seguida, recomenda-se a devida limpeza e lubrificação (conforme apropriado) do conjunto e suas partes, a fim de garantir seu correto funcionamento. Sendo assim, regule o sistema de freio como um todo, mantendo o devido balanceamento de atuação dos freios e evitando a sobrecarga do eixo que está passando por manutenção. Por exemplo: se você está fazendo a manutenção do freio dianteiro de um veículo, o freio traseiro deve ser avaliado, para que ele também sofra uma manutenção ou regulagem. Por fim, não dirija com o pé apoiado no pedal de freio, tal atitude involuntária, muito comum a motoristas de automóveis com transmissão automática, podem acelerar o desgaste das pastilhas e do disco, além do aumento de consumo de combustível.

O AutoZ, primeiro e-commerce automotivo do Brasil, trabalha com pastilhas de freio da Cobreq. “Nossa missão é transformar a necessidade dos clientes em solução, de maneira simples e descomplicada, e com a garantia de que tudo que é comercializado é original e possui garantia do fabricante”, finaliza Alexandre Feletti, Gerente de Operações do AutoZ.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz lança campanha para mostrar ações de combate ao Coronavírus nos ônibus

Sob o mote “Vá de ônibus. Vá seguro”, clientes e parceiros da Empresa poderão divulgar açõ…