Orientações sobre os principais cuidados com o componente

A bateria de um veículo, muitas vezes, recebe atenção apenas quando apresenta falhas. Mas, existem alguns cuidados que podem preservar o item, fundamental para a partida e o perfeito funcionamento dos sistemas elétricos e eletrônicos da motocicleta.

“A vida útil de uma bateria, assim como de diversos outros componentes, depende também da forma que a moto é utilizada. Mas existem boas práticas que podem favorecer a sua durabilidade”, afirma Jeferson Scarelli, consultor técnico da Lucas.

Dicas para preservar a bateria da moto

É importante verificar no manual do veículo a capacidade de carga extra da bateria, já que acessórios, como rastreador, tomada USB (para carregar celulares e utilização de GPS) e alarme podem exigir uma demanda maior da carga da bateria.

“Além disso, é importante evitar que a moto fique parada. Rodar ao menos 25 a 30 minutos por dia prolonga a vida útil do componente”, esclarece Scarelli. Também é indicado fazer um check-up periódico da bateria e do sistema de iluminação, principalmente antes de viagens longas ou quando a peça já está sendo utilizada há algum tempo, considerando a durabilidade da mesma. Oficinas especializadas podem medir a carga de energia da bateira com equipamentos específicos, que verificam se há fuga de corrente.

“É igualmente importante ficar atento na hora da troca das lâmpadas do farol e da lanterna, que precisam estar dentro do padrão especificado pelo fabricante da moto. Uma lâmpada com maior potência vai consumir mais carga da bateria, prejudicando o correto funcionamento do componente”, finaliza o especialista da Lucas.

Caso a troca seja necessária, utilizar componentes homologados é fundamental. “A Lucas possui uma linha completa de baterias para automóveis, veículos comerciais e motos, que atendem todas as aplicações convencionais do mercado, com a qualidade dos produtos originais”, afirma Fabio Pignatari, gerente de Produto e Desenvolvimento da Lucas.

Além disso, a Lucas ainda tem uma linha completa de equipamentos de testes e carregadores destinados a todos os tipos de baterias automotivas. “São equipamentos microprocessados e com indicação de carga e falhas por meio de LEDs”, explica Mário Morelli, diretor da marca.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Porsche atinge recorde de veículos entregues em um mesmo ano no Brasil

A Porsche entregou 2.130 automóveis no mercado brasileiro nos primeiros nove meses de 2020…