Para saber a hora certa de trocá-la, é preciso seguir as orientações do manual do veículo.

Em um veículo existem diversos sistemas mecânicos que funcionam simultaneamente e que são responsáveis pelo bom funcionamento do motor. Considerada uma das principais peças dos carros manuais e robotizados, a embreagem tem como função a sincronização e a troca das marchas, e a absorção das vibrações do motor para não danificar a caixa de câmbio.

Segundo Fabio Ferreira Baldin, Gerente de Produto da Valeo Sistemas Automotivos, para saber a hora certa de trocá-la, é preciso seguir as orientações do manual do veículo. Porém, existem alguns fatores que podem ajudar o motorista a identificar que a vida útil da peça está chegando ao fim, como por exemplo a quilometragem avançada, os pedais duros, os ruídos, as trepidações e a perda na transmissão da força do motor do carro para as rodas.

“Para preservá-la, o condutor deve realizar em uma oficina mecânica de confiança, a manutenção preventiva do carro – seguindo as recomendações do fabricante, na qual será analisada os cilindros mestre e escravo, o cabo de embreagem, o tubo guia, o garfo, o rolamento do volante, o eixo estriado e a limpeza da caixa de câmbio”, explica Baldin. Ele ainda lista três práticas que devem ser evitadas para que não ocorra o desgaste precoce do item:

1. Evite dirigir com o pé no pedal. Esta prática pode “enforcar” a embreagem e causar um desgaste prematuro;

2. Não tire o pé da embreagem rapidamente. Este costume pode gerar trancos e até arrancadas bruscas;

3. Evite segurar o veículo em ladeiras usando a embreagem. Este hábito pode ocasionar uma patinação muito forte do item.

O AutoZ, primeiro e-commerce automotivo do Brasil, trabalha com embreagens da Valeo Sistemas Automotivos. “Nossa missão é transformar a necessidade dos clientes em solução, de maneira simples e descomplicada, e com a garantia de que tudo que é comercializado é original e possui garantia do fabricante”, finaliza Alexandre Feletti, Gerente de Operações do AutoZ.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques

Veja também

Ford já consertou mais de 200 respiradores para hospitais da Bahia e do Ceará

Os equipamentos estão sendo reparados em parceria com o SENAI e outras instituições, com a…