Home Destaques Do Peugeot 203 familiar ao Novo 308 SW, 70 anos de station wagons Peugeot

Do Peugeot 203 familiar ao Novo 308 SW, 70 anos de station wagons Peugeot

Comentários desativados em Do Peugeot 203 familiar ao Novo 308 SW, 70 anos de station wagons Peugeot

A marca Peugeot apresentou há cerca de algumas semanas o novo 308 SW, uma silhueta em si. Com estilo expressivo, o modelo tem um perfil elegante e uma traseira sofisticada. É eficiente e ultramoderno sem renunciar ao essencial ou frustrar as expectativas dos clientes do segmento das station wagons compactas.

Menos austera, mais eficiente e também mais sedutora, a atual versão da station wagon não fica a dever nada aos demais carros de passeio. Em compensação, ela preserva aquilo que sempre foi a especificidade do segmento: uma silhueta alongada e, acima de tudo, um volume de carga generoso.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O nascimento da primeira station wagon Peugeot remonta a 1949, ano da apresentação da versão station wagon do 203. Na época, o segmento era muito incipiente e não se sabia ao certo se havia uma clientela para esse tipo de veículo. Mas a marca do leão não tinha dúvidas a esse respeito, a ponto de oferecer não uma, mas duas versões do Station Wagon 403: uma Familiar e outra, mais rudimentar, Comercial.

boa aceitação dos modelos por parte dos consumidores incita a Peugeot a desenvolver sua oferta. Em 1956, a marca do leão lança o 403 station wagon, igualmente proposto nas versões Familiar e Comercial. Ele será substituído em 1962 pelo 404 Station Wagon. Já o 203 Station Wagon só terá um sucessor em 1965, com a chegada do Peugeot 204.

A partir daí, a história segue seu curso e novos capítulos são escritos com o passar do tempo: Os modelos 304 e 504 Station Wagon nos anos 70, Peugeot 305, 505 e 405 Station Wagon nos anos 80, PEUGEOT 306 e 406 SW nos anos 90. No começo dos anos 2000, a Peugeot lança dois modelos originais que promovem uma evolução no segmento: o 206 SW com dimensões particularmente reduzidas para um station wagon, e o Peugeot 307SW que se apropria de algumas boas ideias vistas nos monovolumes.

A lista não para de crescer, com as versões SW do primeiro 308 e do Peugeot 407, bem como dos 508 de primeira e segunda geração. Com tantos modelos, podemos dizer sem exageros que quase todo o mundo tem na memória algum vestígio de um Peugeot Station Wagon.

NOVO PEUGEOT 308 SW: A HISTÓRIA CONTINUA

Em 2021, um novo station wagon da Peugeot entra em cena: o novo 308 SW. Assim como o sedã, do qual deriva, este modelo é incontestavelmente uma das propostas mais sedutoras do segmento.

São 608 litros de volume de carga, chegando a 1634 com o banco completamente rebatido: tem lugar de sobra no porta-malas do 308 SW! Além de espaçoso, o novo Peugeot 308 SW também é prático, com um banco em três partes que pode ser rebatido diretamente a partir do porta-malas, através dos comandos localizados nas paredes.

A distância entre eixos do novo 308 SW ganhou 55 mm em relação ao sedã. Essa modificação não apenas libera mais espaço para os passageiros traseiros, mas também assenta melhor a silhueta do veículo, que parece estar solidamente posicionado sobre as quatro rodas.

Nas versões sedã ou station wagon, o novo Peugeot 308, equipado com um cluster digital 3D de 10 polegadas e uma tela touchscreen central de alta definição de 10 polegadas, chega inovando com o novo Peugeot i-Connect® Advanced. Os botões de comando convencionais são substituídos por i-toggles inteiramente configuráveis. O volante de pequenas dimensões, outro elemento indissociável do i-Cockpit® Peugeot, dá ao condutor a sensação de formar corpo com o carro.
Os primeiros exemplares do novo 308 SW estarão nas ruas a partir do começo do ano que vem. A Peugeot vai disponibilizar, já no lançamento, uma série de motorizações, incluindo duas híbridas recarregáveis de 180 e 225 cv.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

Volkswagen anuncia atualizações remotas de software modelos ID.

Marca segue se transformando numa provedora de mobilidade orientada por software A Volkswa…