Combustível, para manter a vida útil dos motores de veículos é preciso ter alguns cuidados básicos e observar diversos fatores. Afinal, as peças internas dos motores, quando em funcionamento, estão em constante atrito, o que, com o tempo, acabam se desgastando, especialmente, se o motorista não estiver atento ao veículo. “A falta de manutenção preventiva é um dos pontos relevantes para garantir a durabilidade dos motores de veículos, bem como selecionar o combustível na hora de abastecer”, afirma Ricardo Nonis, vice-presidente do Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores. A qualidade do óleo lubrificante e filtros também devem ser observados.
Segundo Nonis, também é preciso prestar atenção em alguns maus hábitos de alguns motoristas. “Circular com nível baixo de óleo ou vencido, descansar o pé sobre a embreagem, sair com o motor ainda frio, quebra da correia dentada e trafegar com o motor superaquecido pode fazer com que o motor necessite de retífica antes do tempo”, ressalta.
Ele alerta para os indícios que o motor pode estar precisando de retífica “Excesso de fumaça pela queima de óleo lubrificante, fortes ruídos, motor rateando, perda de potência, elevado consumo de combustível e superaquecimento do motor são sinais que o motorista deve levar o veículo a uma retífica de confiança”, finaliza.
O CONAREM constituiu uma rede de retíficas que passam por auditorias periódicas para verificar se os procedimentos estão de acordo com a norma técnica NBR 13.032, esses serviços prestados acabam recebendo uma Garantia prestada por esta rede referenciada em todo o território brasileiro.
Na hora de retificar um motor, verifique se a retífica possui um certificado CONAREM, ele lhe dará toda a segurança de bons serviços e de um pós venda de âmbito nacional.

Artigos Relacionados
Leia mais em Dicas e Serviços
Comentários estão fechados

Veja também

Dicas do que verificar na pintura do carro usado na hora da compra

Maresia cria um ambiente com sais marinhos em suspensão nas regiões próximas das praias e …