Nova geração do hatch elétrico oferece maior autonomia, maior potência, novos detalhes de design e um interior digitalizado.

A mobilidade elétrica deverá balizar o futuro da Volkswagen, que se prepara para uma grande ofensiva na área da mobilidade livre de emissões. Mas, desde 2014, a marca já oferece aos seus clientes o e-Golf, versão movida exclusivamente a eletricidade de seu modelo mais vendido em todo o mundo. Em sua segunda geração, o e-Golf está presente este ano no estande da Volkswagen do Salão do Automóvel de São Paulo.

Com grande aceitação no mercado europeu, a nova geração do e-Golf oferece maior autonomia, maior potência, novos detalhes de design e um interior digitalizado. Começando pelo mais importante: a autonomia do carro com uma carga da bateria, medido segundo o New European Driving Cycle (NEDC), atinge 300 quilômetros, uma evolução de mais de 50% ante a autonomia anterior. Dessa forma, o e-Golf já representa uma alternativa altamente prática e ecológica para quase todos os usuários urbanos de carros. Na Alemanha, por exemplo, segundo um estudo do Ministério Alemão de Infraestrutura de Transporte, cerca de 80% de todos os motoristas rodam menos de 50 quilômetros por dia – o e-Golf é uma resposta perfeita para esse perfil de uso.

Mais potência

Um componente essencial do e-Golf é sua nova bateria de íons de lítio, cuja capacidade energética foi aumentada em 11,6 kWh, chegando em 35,8 kWh. O modelo também ganhou muito em agilidade: o novo motor elétrico tem 100 kW (136 cv) de potência. Como é característica dos veículos elétricos, o torque máximo – 290 Nm – é disponibilizado desde a partida, isto é, não depende do nível de rotação do motor. Seu alto nível de agilidade é notável nas arrancadas: o e-Golf acelera até 80 km/h em apenas 6,9 segundos e, após 9,6 segundos, já alcança 100 km/h. A velocidade máxima, controlada eletronicamente, é de 150 km/h. Apesar da maior potência e maior autonomia, a eficiência energética permaneceu constante, com 12,7 kWh/100 km.

Dicas de direção ecológica

Uma nova função de assistência – Eco driving tips – ajuda o motorista a economizar energia adotando um estilo de condução preditiva. O sistema utiliza os dados preditivos sobre o caminho do sistema de navegação e os dados sobre a dinâmica longitudinal do veículo do controlador do motor.

O motorista recebe uma mensagem através do display multifuncional (MFD) para aliviar o acelerador assim que o e-Golf entra numa situação em que está andando suficientemente rápido, como logo antes de uma redução na velocidade máxima na estrada ou antes de uma curva fechada. O MFD também manda a mensagem “tire o pé do acelerador” através de um símbolo gráfico, nos casos de aproximação de curvas, rotatórias ou placa de limite de velocidade.

Além disso, o modelo conta com o sistema de regeneração da energia em frenagens, mandando a energia cinética (que seria desperdiçada) das rodas diretamente para a bateria.

Carga rápida com CCS

O tempo necessário para carregar a bateria do e-Golf depende da fonte de energia elétrica. Com uma tomada normal de 230 V, com 2,3 kW de energia, são necessárias 17 horas para carregar a bateria em 100% de sua capacidade, enquanto numa estação de carga com 3,6 kW, o tempo é de 10 horas e 50 minutos. Conectado a uma estação CCS (Combined Charging System), a 40 kW, o carro precisa de apenas 45 minutos para alcançar 80% de carga.

Discover Pro e Active Info Display

O modelo elétrico do Golf se caracteriza, também, pela ampla gama de equipamentos de série. Ele é equipado com o sistema de infotainment Discover Pro com tela de 9,2 polegadas, que inclui controle por gestos. Além disso, o e-Golf traz instrumentos especiais para controle e monitoramento do sistema elétrico. O e-Golf também é oferecido com o Active Info Display, painel de instrumentos configurável, totalmente digital. Trabalhando em conjunto com o Discover Pro, o Active Info Display cria um novo mundo de mostradores e controles digitais. O interior do e-Golf traz também assentos dianteiros especiais, acabamento em couro do volante multifuncional e da manopla da alavanca do câmbio, com costuras azuis e novos insertos decorativos exclusivos.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

Táxis podem circular nos corredores exclusivos para ônibus em Teresina

Circulação dos táxis nos corredores foi considerada positiva É permitido aos táxis de Tere…